Com recorde de inscrições, Jogos Paralímpicos de Goiás chegam à 3ª edição
Competição que será realizada neste fim de semana, em Goiânia, deve contar com a participação de quase 900 atletas, em 11 modalidades paradesportivas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, realiza neste fim de semana, entre os dias 14 e 16 de março, a 3ª edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás, em Goiânia. A competição deve reunir quase 900 participantes, alcançando um recorde de inscrições, envolvendo atletas de 42 municípios goianos.
Serão disputadas 11 modalidades paralímpicas (atletismo, natação, parabadminton, bocha, basquete em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa, vôlei sentado, halterofilismo, futebol de cegos e tênis em cadeira de rodas), em sete locais de competições. A abertura acontece na sexta-feira (14), às 19h, no Centro de Excelência do Esporte, e as competições seguem durante o sábado e domingo.
O Governo de Goiás oferece todo apoio logístico e de estrutura para a realização do evento, com transporte, hospedagem e alimentação para todas as delegações. O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, comemora a consolidação da competição, e o aumento no número de inscritos.
“A cada ano que passa os Jogos Paralímpicos de Goiás apresentam um crescimento significativo, tanto no número de participantes, quanto no de modalidades e locais de disputa. O Governo de Goiás trabalha sempre para o fomento do paradesporto, e um evento como esse aumenta o nível dos nossos atletas, formando e preparando eles para o alto rendimento.
Para esta edição, algumas modalidades são novidades no programa de competições, como futebol de cegos, halterofilismo e tênis em cadeira de rodas. Assim como nos anos anteriores, os Jogos Paralímpicos terão disputas nas categorias Escolar e Adultos, contando com atletas de todas as idades.
Nome experiente na natação goiana, Judite Araújo conquistou três medalhas de ouro na última edição do evento. Aos 55 anos, ela enxerga nos Jogos Paralímpicos uma oportunidade de testar o nível de competição. “Eu gostei muito de ter participado da última edição. É um evento muito bem organizado, em que a gente divide a piscina com atletas que estão chegando, da nova geração, e passa também um pouco da nossa experiência no esporte. Isso é muito importante para o desenvolvimento do paradesporto goiano”, ressaltou a atleta.
Confira os locais de competição
Centro de Excelência do Esporte: Atletismo, natação, vôlei sentado e parabadminton
Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico: Bocha e tênis de mesa
Eseffego: Goalball
Adfego: Halterofilismo
Faculdade de Educação Física/ UFG Campus Samambaia: Basquete em cadeira de rodas
Clube de Engenharia: Tênis em cadeira de rodas
Ginásio do Jardim América: Futebol de Cegos