Com público liberado, Goiânia Arena recebe final do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas
O ginásio Goiânia Arena está recebendo esta semana o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas. A competição, que reúne as oito melhores equipes do Brasil se encerra nesta sexta-feira (5), com entrada gratuita e liberação de público para até 2 mil pessoas. A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), com apoio do Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
O evento com torcedores vai seguir protocolos de segurança sanitária no combate à Covid-19, como o uso de máscaras e a organização do espaço para o distanciamento social. Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues exaltou a realização da competição em solo goiano. “Nosso foco enquanto Secretaria de Esporte e Lazer é sempre desenvolver o esporte a partir do ser humano. Nos últimos anos estamos alavancando o paradesporto goiano como nunca antes no Estado. Trazer uma competição deste porte para cá é um grande trunfo para impulsionar ainda mais este movimento”, declarou o titular da pasta, que complementou exaltando a qualidade técnica da competição.
“Eu vi jogos de alto nível aqui durante essa semana. São os melhores atletas do Brasil na modalidade, e isso fomenta ainda mais o basquete em cadeira de rodas de Goiás. Somos os atuais campeões das Paralimpíadas Escolares, e a Adap/Aparecidense vem fazendo um grande Campeonato Brasileiro. Esperamos sediar novamente a competição nos próximos anos. Temos um potencial de crescimento muito grande na modalidade”, finalizou.
Neste último dia de competição, a bola sobe primeiramente para a disputa de terceiro lugar, às 8h, entre Adap/Aparecidense x Andef-RJ. A equipe goiana já superou a campanha de 2019, quando terminou na sétima posição. Jogando em casa, o time goiano espera contar com o apoio da torcida para chegar a um inédito terceiro lugar.
Jogador da equipe goiana, Marquinhos comentou a campanha feita pelo Camaleão, com a expectativa de brigar pela terceira posição. “Fizemos um grande jogo contra o atual campeão brasileiro, um time cascudo, com jogadores de seleção, e jogamos de igual para igual, estivemos perto de chegar a uma decisão. Mas a nossa motivação é muito grande para a disputa de terceiro lugar, que é um fato inédito para a nossa equipe. Esperamos contar com o apoio da nossa torcida”, ressaltou.
Já a grande final da competição será uma repetição das últimas três decisões. Dominantes no cenário nacional, CAD/Rio Preto e Magic Hands estão invictos no torneio e duelam pelo título brasileiro mais uma vez, em um clássico paulista. Atual campeão, o CAD tenta o seu tetracampeonato, para se aproximar do rival, que tem cinco conquistas.