Cerimônia de abertura oficializa início das Olimpíadas de Tóquio, com dois atletas goianos na disputa

A chama olímpica finalmente ilumina o mundo. As disputas no Japão iniciaram na quarta-feira (21), mas as Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), às 8h (horário de Brasília), com a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico. Depois de sediar os Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil leva 302 atletas para o maior evento esportivo do planeta.

E já no primeiro dia de disputa nós teremos goiano em quadra. Leonardo Dutra faz parte da seleção brasileira de handebol, que estreia no torneio masculino às 21h (horário de Brasília), e vai disputar as Olimpíadas pela primeira vez. Nascido em Anápolis, onde começou a praticar a modalidade pelo Handesfa, o jogador de 25 anos rodou pelo Clube Português, de Pernambuco, e Pinheiros, de São Paulo, antes de ganhar espaço no handebol europeu.

No Velho Continente, Leonardo começou sua trajetória na Espanha, antes de se transferir para a Polônia, onde atualmente defende o Wisla Plock. O atleta goiano foi chamado pela seleção brasileira pela primeira vez ainda na categoria juvenil. Na principal ele acumula 17 gols em 10 jogos. Os outros jogos da seleção brasileira na primeira fase das Olimpíadas serão contra França, Espanha, Argentina e Alemanha.

A outra representante goiana nas Olimpíadas é Laís Nunes, do wrestling (luta olímpica). Natural de Barro Alto, a lutadora iniciou no esporte em sua cidade natal. Logo se destacou na modalidade e passou a desenvolver o alto rendimento em Brasília. Atualmente defende o clube São José, no interior de São Paulo.

A atleta de 28 anos conseguiu a vaga olímpica em março de 2020, ao chegar à final do pré-olímpico do Canadá, na categoria até 62 kg. Laís participou das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, aos 23 anos, sendo a lutadora mais jovem a representar o Brasil no wrestling na história das Olimpíadas, terminando na 15ª posição.

Laís também é a única atleta brasileira a ser campeã pan-americana nas três categorias de faixa etária, Cadete (até 17 anos), Júnior (até 20 anos) e Sênior (acima de 20), além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, no Peru.

Terceira colocada do ranking mundial na sua categoria, Laís é forte candidata na disputa por um pódio olímpico. A goiana inicia as disputas apenas no dia 2 de agosto, pelas oitavas de final da competição.

 

Foto: Comitê Olímpico Brasileiro

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo