Autódromo Internacional de Goiânia atrai principais eventos dos esportes automotores do país
A manutenção minuciosa e contínua do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela administração do espaço, confere qualidade às instalações do circuito, que recebeu no último fim de semana a segunda etapa do Império Endurance Brasil. A categoria é composta por protótipos e supercarros de marcas consagradas, como Mercedes, Porsche, McLaren e BMW, entre outras.
Este ano, a pista goiana já recebeu etapas da Stock Car, Fórmula Truck, Brasileiro de Motovelocidade e provas regionais, como o Quilômetro de Arrancada. “A atribuição da Seel é fomentar o esporte. E, neste âmbito, a perfeita manutenção de nossas praças esportivas é fundamental. Não medimos esforços. O objetivo é que todas estejam operacionais com a maior qualidade possível”, afirma Henderson Rodrigues, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
“A excelência da pista e do autódromo como um todo faz com que Goiânia seja parada obrigatória para qualquer campeonato de automotor que passe pelo Brasil. E isso acontece desde a inauguração do nosso circuito”, afirma o ex-piloto e multicampeão Roberto Boettcher, gerente do Autódromo de Goiânia, analisando os motivos para a praça receber atividades em praticamente todos os finais de semanas do ano.
O autódromo abriga, dentro do seu complexo, o Parque Marcos Veiga Jardim, e se destaca como um ponto de confluência para a população de seu entorno e de localidades mais distantes. O circuito serve também para práticas ciclísticas, tanto de competição quanto recreativas e saudáveis, assim como recebe, igualmente, atividades de atletismo, tanto caminhadas quanto corridas a pé.
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna foi inaugurado em outubro de 1974. Com capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, possui um circuito moderno de 3.800 mil metros de extensão e é considerado um traçado de extrema segurança.