Governo de Goiás sanciona lei do Projeto Construindo Campeões, garantindo política permanente
Ação que leva aulas de artes marciais para mais de 14 mil goianos terá investimento anual mínimo de R$ 5,5 milhões

O Governo de Goiás aprovou o projeto de lei nº 31443/25, que institui o Programa Construindo Campeões, vinculado à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A medida foi aprovada com 22 votos favoráveis pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O texto teve relatoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel e foi sancionado pelo Governador Ronaldo Caiado.
Com a aprovação da lei, o projeto do Governo de Goiás garante investimentos anuais mínimos de R$ 5,5 milhões. Segundo justificativa da secretaria na proposta, o Programa Construindo Campeões está em execução desde o ano de 2019 e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva com ações voltadas à formação, à promoção de excelência no esporte e ao fomento da prática para toda a vida. A Secretaria de Esporte e Lazer fornece todo o material esportivo, como quimonos, luvas e capacetes, para a prática das atividades, que são inteiramente gratuitas.
Além disso, a ação apoia projetos de iniciação em artes marciais e outras modalidades esportivas para a inclusão de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o esporte é convertido em ferramenta de cidadania, com a dedicação em práticas como karatê, judô, jiu-jitsu, taekwondo, boxe, capoeira e wrestling, entre outros.
Desde que foi criado pelo Governo de Goiás, o Projeto Construindo Campeões já alcançou o número de mais de 14 mil alunos atendidos, em mais de 100 municípios goianos. Em 2025, a 4ª edição da Copa Construindo Campeões reuniu mais de 10 mil alunos do projeto, em competições realizadas em arenas montadas no Estádio Serra Dourada e no Ginásio Goiânia Arena.




