Decacampeão do Goiás Superbike, João Ricardo Reis anuncia fim da trajetória no motociclismo goiano
Dominante no motociclismo goiano na última década, João Ricardo Reis anunciou no último mês o fim da sua trajetória sobre duas rodas. Em 23 anos dedicados à modalidade, o piloto de 60 anos acumulou quase 300 corridas e 200 troféus, em campeonatos realizados em Goiás e também outros estados.
O curioso é que a carreira vitoriosa começou de uma maneira um tanto quanto tardia. A primeira corrida de João Ricardo aconteceu apenas em 1998, quando correu a Copa Suzuki, em Brasília, já aos 36 anos. Anos depois, João Ricardo, meio que por acaso, entrou de cabeça no motociclismo goiano.
“Eu frequentava muito o autódromo, tinha amigos que disputavam as provas locais e gostava de ir assistir as corridas. Teve um dia que eu vim e o pessoal me convenceu a me inscrever. Adaptei minha moto para a corrida e entrei na pista. Daí para frente comecei a investir no motociclismo, levando cada vez mais a sério”, contou o piloto.
A partir de 2006, João Ricardo passou a correr o Goiás Superbike, e estabeleceu uma hegemonia na categoria SBK Master, se sagrando campeão por 10 vezes. Entre várias vitórias, uma chamou a atenção por um fato inusitado. Em uma prova do campeonato de 2015, Juraci Black despontava para a vitória, quando começou a empinar a moto na reta de chegada. De repente João Ricardo apareceu na curva e acelerou para ultrapassar o concorrente nos metros finais.
“Quando fiz a última curva já estava me contentando com o segundo lugar da prova. Eu vi ele empinando a moto uma vez e mantive o ritmo. Quando ele empinou a segunda vez eu percebi que ele não tinha me notado. Aí eu acelerei com tudo, não podia perder esta oportunidade. Consegui fazer a ultrapassagem e surpreendê-lo. Este vídeo acabou correndo o mundo inteiro, foi algo bem inusitado mesmo”, relembra.
Além do decacampeonato no Goiás Superbike, João Ricardo ainda acumula dois títulos do Campeonato Brasiliense, um vice-campeonato mineiro e uma sexta colocação nas 500 milhas de Interlagos. Se a trajetória sobre duas rodas chegou ao fim, aos 60 anos, o piloto vislumbra agora a sequência em outra modalidade: o kart.
Fora das pistas, João Ricardo faz uma contribuição importante para a sociedade goiana. Desde 2019 ele é administrador do Parque Marcos Veiga Jardim, que pertence ao Governo de Goiás e é gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O local fica ao lado do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, e conta com pista de skate e patinação, quadras poliesportivas, academia ao ar livre e pista de caminhada.
“Quando fui convidado para esta função eu fiquei muito lisonjeado. Sempre fui de vestir a camisa dos projetos que eu participo, e cuido aqui das dependências do parque como se fosse a minha casa. É uma responsabilidade muito grande tomar conta de um espaço público, e estar diretamente prestando um serviço de atendimento à população. Tem sido uma experiência muito proveitosa, que guardo com muito carinho também”, finalizou João Ricardo.