Com sete jogos realizados e oito seleções, Estádio Olímpico fecha sua participação na Copa América 2021
O Estado de Goiás encerrou a sua participação na Copa América 2021 neste fim de semana. O Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, administrado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, foi escolhido pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para ser palco de sete jogos da competição, sendo cinco deles na primeira fase e dois pelas quartas de final. O último duelo foi neste sábado (3), em que a Argentina venceu o Equador por 3 a 0, pelas quartas de final da competição, com gols de De Paul, Lautaro Martínez e Lionel Messi.
Goiânia foi escolhida como uma das quatro cidades-sedes da Copa América, ao lado de Rio de Janeiro, Cuiabá e Brasília, após o governador Ronaldo Caiado oferecer garantias de segurança sanitária para a realização da competição, que seguiu rígidos protocolos sanitários no combate à transmissão de Covid-19, sendo disputada sem público e com a exigência do teste PCR negativo para todos os envolvidos em cada jogo.
A primeira partida do torneio em solo goiano aconteceu no dia 14 de junho, quando o Paraguai bateu a Bolívia de virada, pelo placar de 3 a1. O Brasil também atuou por aqui, na última rodada da primeira fase, empatando com o Equador em 1 a 1. Ainda jogaram pelo Estádio Olímpico na primeira fase as seleções de Colômbia, Venezuela e Peru, totalizando oito das 10 equipes participantes do torneio.
O gramado do Estádio Olímpico foi considerado um dos melhores da competição, recebendo elogios da imprensa e das seleções que lá atuaram. Após o duelo entre Colômbia e Venezuela, o português José Peseiro, treinador da seleção venezuelana, destacou a qualidade do campo de jogo. “O campo está fantástico, oferece ótimas condições de jogo. O outro campo que a gente jogou (Estádio Mané Garrincha, em Brasília) é bom também, mas este aqui é fantástico, te dá todas as condições de ter a bola e trocar passes”, afirmou o técnico.
Esta foi a terceira vez que Olímpico recebeu uma competição internacional. Em 2019, a praça esportiva foi uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17. Já em 2020 o Goiás atuou no local na disputa pela Copa Sul-Americana. Além do Olímpico, outra praça esportiva utilizada pela Copa América foi o Estádio Serra Dourada, que recebeu sessões de treinamentos das seleções da Colômbia, Equador e Paraguai, durante a estadia destas equipes em Goiânia.