Com final no Estádio Olímpico, Goiânia sedia finais da 3ª edição da Copa Quilombola
Decisão da competição organizada pelo Governo de Goiás acontece neste final de semana, com oito concorrentes ao título, no masculino e feminino
Após passar por quatro municípios na fase regional, a Copa Quilombola desembarca em Goiânia neste fim de semana, entre os dias 20 e 22 de setembro, para definir os campeões da 3ª edição da competição, que reuniu 57 equipes das comunidades quilombolas de todas as regiões do Estado. Oito times finalistas vão decidir o título na Capital e Região Metropolitana, no masculino e feminino, com jogos no Estádio Olímpico, Onésio Brasileiro Alvarenga e Abrão Manoel da Costa, em Trindade.
A competição organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, é uma das ações do Goiás Social, tendo o foco não apenas no âmbito esportivo, mas também na valorização cultural e histórica de umas das comunidades mais tradicionais do nosso Estado.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra falou sobre o envolvimento que o Governo de Goiás teve com a Copa Quilombola, consolidando o evento no calendário esportivo estadual. “Desde o começo da primeira gestão, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado tratam as comunidades tradicionais do nosso Estado com muito carinho, desenvolvendo políticas públicas para uma população que ficou por várias décadas à margem da assistência do Estado. Nesse sentido a Copa Quilombola não se restringe a ser um evento esportivo, mas também de cunho social, e de valorização cultural”, destacou o secretário.
Artilheiro da fase regional de Niquelândia, com 5 gols marcados, o atacante Vitor “Bodinho”, da equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, falou sobre o orgulho em representar a sua comunidade. “Estamos treinando há um ano para buscar esse título e a classificação para Goiânia, e estou muito feliz em ser campeão e artilheiro. Tenho um orgulho muito grande em poder jogar pela minha comunidade, em uma competição que enaltece a raça negra e minhas origens. Só de falar nisso eu fico arrepiado”, exaltou o jogador.
Programação
A programação da fase final da Copa Quilombola se inicia na sexta-feira (20), com jogos das quartas de final no Estádio Olímpico e Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, e no Abrão Manoel da Costa em Trindade. No sábado (21), as partidas se dividem entre o Centro de Treinamento do Vila Nova Futebol Clube e o Olímpico, que vai receber as finais da competição pela noite.
No domingo de manhã a festa continua com dois jogos comemorativos no Estádio Olímpico. O campeão masculino irá enfrentar um time formado por ex-jogadores com história no futebol goiano, como o lateral direito Vitor, o volante Pituca e o zagueiro Leonardo Valença, enquanto o campeão feminino vai enfrentar uma equipe formada por jogadoras do Aliança, clube tradicional do futebol feminino goiano.
O Governo de Goiás oferece suporte estrutural para a realização da Copa Quilombola, incluindo alimentação, hospedagem e transporte para todos os atletas, comissões técnicas, arbitragem e staffs, além do material esportivo. As comunidades quilombolas também vão receber diversos materiais para fomentar o esporte local, com kits de bolas, uniformes completos, cronômetros, apitos, entre outros materiais.