Violinista da OFG é selecionado para a Manhattan School, nos EUA
Um jovem músico de Goiás está despontando no cenário internacional. Thierry de Lucas Neves, de 21 anos, violinista da Orquestra Filarmônica de Goiás, foi selecionado para a Manhattan School of Music, em Nova Iorque (EUA), uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo.
Thierry passou por uma seleção com mais 3 mil candidatos e, ao ser selecionado, quebra um jejum de 20 anos sem um estudante brasileiro na escola. Ele embarca no final do mês de junho e procura apoio para sua viagem. O músico montou uma “vaquinha” online, financiamento coletivo via internet. Ele também está disponibilizando cotas para patrocinadores ouro, que investem mil dólares anuais por contrapartidas como concertos e apresentações individuais.
Ao falar de sua carreira, Thierry conta que começou a estudar aos 9 anos por influência de sua família. Depois, estudou na Escola de Arte Veiga Valle, onde aguçou o interesse por música clássica. Ele tocou nas orquestras formadas por estudantes da Veiga Valle, foi para o Rio de Janeiro estudar com o violinista consagrado Daniel Guedes, tocou na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado e, depois, foi convidado para integrar a Orquestra Filarmônica de Goiás.
“Goiás tem um base sólida, um projeto de futuro muito grande”, comentou Thierry, que se diz fruto do Governo de Goiás. Para ele, o trabalho da OFG é incrível e, hoje, assistir aos concertos faz parte da rotina dos goianos. O violinista ainda custa a acreditar que está de mudança para Nova Iorque, onde vai estudar com professores que, antes, só via pelo site Youtube. “O que mais quero com essa mudança é inspirar novos músicos. Quem sabe ano que vem a gente tenha mais brasileiros e goianos nessa universidade?”, disse Thierry.
Para contribuir com a vaquinha: www.thierrydelucas.com.br