Urutaí e Silvânia recebem concertos medievais nesse fim de semana

A cidade de Urutaí, a 160km de Goiânia, recebe nesse sábado, 18/03, na Estação Ferroviária, um concerto do Grupo Uccelli com repertório medieval e renascentista.  No domingo, é a vez de Silvânia, que recebe o concerto também na Estação Ferroviária. É o projeto Montserrat nos trilhos de Goiás, que irá percorrer os caminhos da Estrada de Ferro pelo interior goiano. A proposta é o resultado do extenso trabalho de pesquisa do Grupo Uccelli, aproximando o estilo musical da cultura brasileira por meio da ocupação artística que coloca as estações ferroviárias como palco para a combinação de voz, viola de roda, flautas, rabecas, espineta e percussão.

 O projeto Montserrat nos trilhos de Goiás é uma idealização de Beatriz Pavan e Cristiane Carvalho, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, mecanismo de fomento do Governo de Goiás sob gestão da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O projeto também tem o apoio do Iphan, como parte das comemorações dos 80 anos da instituição.

O repertório dos concertos tem como foco a coletânea medieval conhecida por Livro Vermelho de Montserrat, um manuscrito ilustrado com canções do final da Idade Média e encontrado no Mosteiro de Montserrat, em Barcelona (Espanha). Além das canções originalmente entoadas pelos peregrinos de Montserrat, a iconografia do período medieval e a tradução de algumas das obras.

O Grupo Uccelli também trará, durante as apresentações, as histórias das estações, contadas por antigos ferroviários e registradas em documentário produzido pelo Iphan. As apresentações passarão pelas cidades goianas de Urutaí, Silvânia, Vianópolis e Goiandira, retomando o percurso da Estrada de Ferro de Goyaz e a história da política desenvolvimentista dos anos 1930, com a Marcha para o Oeste, com a proposta de despertar o público para um gênero musical pouco conhecido em paralelo à necessidade de se preservar a memória cultural.

O Grupo Uccelli surgiu em 2013 com um trabalho pioneiro em Goiás, cujo objetivo é unir o conhecimento teórico e prático de obras consagradas através do tempo, proporcionando, por meio da rica sonoridade dos instrumentos medievais, um diálogo constante entre passado e presente, sacro e secular, cultura popular e erudita.

Serviço:

Dia 18 de março, às 20 horas

Estação Ferroviária de Urutaí

Endereço: Av. Emídia Carneiro, 193-375

Dia 19 de março, às 20h

Estação Ferroviária de Silvânia

Endereço: Av. Dom Bosco, s/n

Dia 25 de março, às 20h

Estação Ferroviária de Vianópolis

Endereço: Av. Antônio José Quinon, próximo à Pça. 19 de agosto

Dia 26 de março, às 10h

Estação Ferroviária de Goiandira

Endereço: Rua Anhanguera, 2-3

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo