Senado Federal abre inscrições para o Programa Jovem Senador 2022

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país poderão participar. A seleção é feita por meio de um concurso de redação

Com o tema ‘200 Anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã’, o Programa Jovem Senador 2022 recebe inscrições até o dia 18 de março do próximo ano. Podem participar estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de todo o país e a seleção dos jovens senadores é feita por meio de concurso de Redação.

Para participar, a escola deve promover um concurso de Redação interno sobre o tema proposto pelo programa, selecionar a melhor redação e enviar via e-mail institucional da escola para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no e-mail: protagonismo_juvenil@seduc.go.gov.br. A Seduc, então, fará a seleção e escolha das três melhores redações que irão representar o estado na etapa nacional. As comissões julgadoras do Senado Federal vão classificar os textos de cada estado e do Distrito Federal e também definirão o 1º, 2º e 3º melhores colocados, os vencedores nacionais.

O programa é promovido anualmente pelo Senado Federal e visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e promover a reflexão sobre o exercício da cidadania.

As redações vencedoras serão reveladas no dia 11 de maio de 2022. Os estudantes, autores da melhor redação em cada estado e no DF viajam para Brasília durante uma semana para atuarem como Jovem Senador, junto com o seu responsável. Essa vivência Legislativa permitirá a participação dos estudantes no processo de elaboração, discussão e votação de propostas que se relacionarão às redações, podendo ser transformadas em projetos de lei.

Exemplo de Goiás

Em 2019, a representante do estado de Goiás foi a estudante Jamily Kely, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dionária Rocha, do município de Itumbiara. Na época, o tema da redação foi “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” e Jamily foi Jovem Senadora com a redação “O Brasil de todos por cada um”.

Para saber mais informações sobre o regulamento do programa, a ficha de inscrição e folha de redação, basta acessar o site do Programa Jovem Senador. Participe!

O programa conta com a parceria e apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias estaduais da Educação.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo