Segundo evento da fase estadual do Faego 2024 reuniu apresentações de canto coral e ensino coletivo de violão
Dando continuidade à série de eventos da fase estadual do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024, estudantes da rede pública estadual de ensino, representando diferentes coordenações regionais de Educação (CREs), mostraram seus talentos em canto coral e ensino de violão. As apresentações ocorreram nesta quarta-feira (09/10) no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO).
Um dos destaques do evento foi a apresentação musical do Coral Cênico Infantojuvenil do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Seduc/GO. Além de cantarem, os jovens artistas deram vida às músicas por meio de coreografias e expressões teatrais, proporcionando ao público uma experiência teatral.
Gabrielly Nazar, integrante do Coral Cênico Infantojuvenil já havia participado do Faego, em 2023, no Festival da Canção. Ela falou sobre o quanto o evento possibilita a ela explorar novos horizontes. “Eu gosto muito de participar. Estar no coral é como uma segunda família para mim, me divirto com meus colegas, viajo, conheço outros músicos. É algo que nos faz sair da caixinha”, afirmou a estudante.
Ao som da inclusão
Outra apresentação de destaque foi a performance coletiva de violão do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) às Pessoas com Deficiência Visual. O professor Aluísio Laurindo, responsável pelas aulas de música na instituição, ressaltou o caráter inclusivo do Faego. “Este festival é um projeto inovador que promove a inclusão de forma genuína. Os alunos não estão aqui apenas por serem deficientes visuais, mas porque fazem música de qualidade, e isso foi reconhecido”, afirmou o professor.
O estudante Diego Farias toca violão desde os 10 anos e representou o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) às Pessoas com Deficiência Visual durante a apresentação do instrumento. Para ele, a música é sua principal maneira de expressão e prazer da vida. “Estar em cima do palco com os meus colegas é uma emoção muito grande, podemos mostrar a música pela nossa perspectiva e quebrar uma série de paradigmas sobre a deficiência na arte”, afirmou Diego.
O Faego 2024 tem continuidade nos próximos dias 18, 19, 20 e 23 de outubro. No dia 18, as apresentações incluem a mostra artística de dança, teatro e artes visuais. O Festival da Canção está na programação do dia 23. (Texto: Camila Mascarenhas/ Fotos: Solimar de Oliveira)