Seduc/GO realiza evento de premiação da 8ª edição do Concurso Bariani Ortencio no dia 5 de setembro

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino serão premiados com kits de livros literários, medalhas e tablets. Premiação será realizada no dia 5 de setembro

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoverá, no período de 3 a 5 de setembro, uma programação de encerramento e de premiação da oitava edição do Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio.

Estudantes e professores das unidades escolares da rede estadual de Educação, finalistas da competição, também vão participar de oficinas, rodas de conversa e apresentações durante os três dias.

Serão classificados nove estudantes do Ensino Médio e nove professores orientadores que se destacaram nos projetos textuais, cênicos e visuais. A premiação será kits de livros literários, medalhas e tablets. Já as unidades escolares selecionadas receberão os troféus Bariani Ortêncio.

Nesta edição, mais de 35 mil estudantes e 850 professores de 600 unidades escolares da rede estadual se inscreveram no certame. O concurso, lançado em março deste ano, contou com três etapas: seleção da melhor Redação e encenação durante um Sarau interno na escola; escolha das melhores propostas pelas Coordenações Regionais e, por fim, escolha dos estudantes finalistas.

Sobre o concurso literário

O concurso é realizado por meio de uma parceria entre a Seduc/GO, a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult/GO) e o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio.

A iniciativa faz uma homenagem ao escritor e folclorista Waldomiro Bariani Ortencio, que se dedicou a conhecer, viver e escrever sobre o Estado do Goiás. O escritor faleceu aos 100 anos de idade, no dia 15 de dezembro de 2023.

O certame tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela leitura e escrita de diversos gêneros literários, além da produção cênica, por meio de apresentações teatrais, saraus literários e artísticos, contação de histórias e performances e a produção de imagens.

A competição também possibilita o trabalho criativo de produção textual, produção cênica e produção de artes visuais. (Texto: Isadora Ribeiro/Foto: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo