Secretária participa do lançamento do Pensar +

Evento foi realizado no anfiteatro do Grupo Jaime Câmara. Raquel Teixeira representou o governador Marconi Perillo na solenidade

A secretária Raquel Teixeira representou o governador Marconi Perillo no lançamento do Pensar +, que a partir de agora deixa de ser um congresso para ser uma plataforma de conhecimento a favor da educação. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 12/12, no anfiteatro do Grupo Jaime Câmara (GJC) e contou com as presenças de diversos superintendentes, gerentes e coordenadores regionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Criado há 16 anos pelo GJC, o Pensar é um dos maiores eventos educacionais na região Centro-Oeste, reunindo todos os anos em Goiânia grandes especialistas da área para debater os caminhos e desafios da educação brasileira. A Seduce e o Governo de Goiás são apoiadores da iniciativa.

Na abertura do evento, Raquel Teixeira destacou que acompanha de perto a realização do Pensar desde os primeiros anos por ter sido presidente da Fundação Jaime Câmara que posteriormente foi transformada em instituto. “O Grupo Jaime Câmara há muito tempo tem se destacado por seus investimentos na área de educação por entender que esse setor é a mola propulsora da sociedade e do mundo em que vivemos”.

A secretária afirmou ainda ter plena convicção do sucesso do Pensar + com sua nova roupagem. Segundo ela, a iniciativa tem uma proposta ousada e inovadora que lançará uma importante reflexão acerca das transformações no processo ensino aprendizagem.

Para ela, nunca foi tão urgente discutir as mudanças no papel da escola e dos professores, que precisam estar preparados para formar pessoas mais criativas, empreendedoras, autônomas, inovadoras e com competências socioemocional.

“Em 20 anos 50% das profissões atuais estarão extintas e 300 milhões de postos de trabalho deixarão de existir e por isso é tão necessário ensinar os nossos alunos a ter coragem para empreender, pois possivelmente eles terão que ter seus próprios negócios para sobreviver nesse novo cenário mundial”.

Professor Protagonista

A noite de lançamento do Pensar + teve como convidada especial a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Cláudia Costin. Considerada uma das maiores especialistas em educação do mundo, ela proferiu palestra com o tema “Professor Protagonista”.

Cláudia ressaltou ser necessário apostar no protagonismo do professor, que precisa se dissociar de vez da imagem de ‘pobre coitado’. “Nenhum professor foi obrigado a escolher essa profissão, mas se escolheu precisa demonstrar comprometimento com o que faz. Quando deixa de ser protagonista e assume o papel de coitadinho, o professor perde a rica chance de pensar em melhorar suas aulas diante das condições que tem”.

A especialista diz ainda que o papel do professor, nos países que se destacam nas avaliações internacionais, vem sofrendo profundas transformações e uma delas é que o educador deixou de ser fornecedor de conhecimentos para ser um assegurador da aprendizagem.

Para ela, mais do que qualquer coisa, o professor contemporâneo precisa investir no protagonismo de seu próprio aluno de forma que a criança ou jovem aprenda a ser sujeito de sua própria aprendizagem e construtor de seu futuro. Só assim ela considera que será possível formar um cidadão emancipado e preparado para enfrentar os desafios do século 21.

Por fim, Cláudia elogiou uma iniciativa que já vem sendo adotada na rede estadual de ensino, que é a ampliação do número de escolas de tempo integral. “Os países que se sobressaem nas avaliações internacionais trabalham com turno único há muitos anos e nós já devíamos ter optado por isso há muito tempo”.

Além de Raquel Teixeira, Fátima Roriz e Cláudia Costin, o lançamento do Pensar + contou também com as presenças de diversos superintendentes, gerentes e coordenadores regionais da Seduce.

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo