Secretária de Educação assina ordem de serviço para construção da quadra do Colégio Estadual Dom Emanuel, em Damolândia
Fundada em 1955, unidade escolar funciona há quase 70 anos sem espaço adequado para as aulas de Educação Física. As atividades esportivas são realizadas no ginásio cedido pela prefeitura da cidade
O último dia letivo no Colégio Estadual Dom Emanuel, em Damolândia, foi marcado por uma excelente notícia. A partir do segundo semestre de 2025, os alunos poderão contar com uma quadra coberta para as aulas de Educação Física.
A ordem de serviço, autorizando o início das obras, foi assinada pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, na última sexta-feira, (13/12). Ela representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia, que contou com as presenças de alunos, professores, ex-gestores do colégio, do prefeito Rogério Labanca Neto (Rogerim) e da secretária municipal de Educação, Divina Nunes Arantes (Tia Fia).
Para a construção da quadra, o Governo de Goiás está investindo R$ 476 mil. De acordo com Cléia Costa, diretora da unidade escolar, a obra é um anseio muito antigo da comunidade escolar. “Alunos e professores, que nem estão mais aqui, nunca perderam a esperança de ter uma quadra de esportes no colégio”, comentou.
A gestora conta que, por falta de um espaço adequado para as aulas de Educação Física, os alunos precisam sair do colégio e ir até o Ginásio de Esportes municipal, que fica nas proximidades.
“A nossa principal preocupação é com a segurança deles. Eles vão acompanhados por seus professores, mas mesmo assim, é um risco, pois precisam atravessar as ruas para chegarem ao local cedido pela prefeitura”, explica Cléia Costa.
Olhar zeloso
Thaís Monturil, coordenadora regional de Educação de Inhumas, faz questão de destacar o olhar zeloso que a secretária Fátima Gavioli e o governador Ronaldo Caiado têm pela Educação. “Nas conversas com professores e servidores, o que eu mais ouço é que hoje, em Goiás, temos quem realmente cuide da nossa Educação”.
A secretária Fátima Gavioli comentou que a previsão de entrega da obra é de seis meses. Ela também ressaltou duas particularidades que notou no colégio: a limpeza e a organização. “Um lugar bonito desses é acolhedor. É um incentivo para os professores, uma motivação para os alunos. Esse espaço tão bem cuidado deixa bem claro o comprometimento do gestor”, frisou. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)