Secretaria da Educação e CEE/GO realizam 3º Encontro Estadual de Inspeção Escolar

Evento abordou temáticas relacionadas à regulamentação das instituições de ensino da Educação Básica e os procedimentos operacionais da função de inspeção

Inspetores escolares e auxiliares de inspeção que atuam nas 40 regionais de Educação de Goiás participaram, nesta terça-feira (07/05), do 3º Encontro Estadual de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) e do Conselho Estadual de Educação (CEE/GO). O evento, realizado em Goiânia, teve como tema a regulamentação das instituições de ensino da Educação Básica e os procedimentos operacionais da função.

Participaram da abertura do evento a secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena da Costa Bezerra, e o presidente do CEE/GO, Flávio Roberto de Castro. Também estiveram presentes os 27 conselheiros do CEE/GO; e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Goiânia (CME/Goiânia), Márcio Carvalho Santos.

“As 40 Coordenações Regionais de Ensino são o braço forte do conselho no estado inteiro. O Conselho não tem um corpo técnico que consegue fazer e ajudar na inspeção escolar e no credenciamento no estado todo. Por isso que nós estamos aqui hoje, em um regime de colaboração”, afirmou Flávio Roberto durante a abertura do encontro. Segundo o presidente, a intenção é fortalecer esse regime de colaboração cada vez mais, fortificando o Sistema Estadual de Ensino.

A programação, voltada para a atuação dos inspetores escolares, incluiu palestras sobre os procedimentos e protocolos da Câmara de Educação Básica e sobre a atuação do CEE/GO no que tange às demandas da inspeção escolar. Também foram abordadas questões relacionadas à responsabilização do servidor público quanto ao atendimento das demandas institucionais.

Novo modelo de laudo

Durante o evento, a professora e conselheira Luciana Barbosa apresentou um novo modelo de laudo técnico a ser adotado pelos inspetores escolares. Segundo ela, a criação desse novo modelo visa padronizar os laudos, elencando pontos imprescindíveis a serem observados durante as visitas in loco.

“Com o tempo, nós percebemos a importância de ter um ‘equilíbrio’ entre os laudos, visto que são centenas de inspetores escolares que realizam esse trabalho in loco nas escolas, produzem esse relatório e enviam para o Conselho Estadual para compor os processos. E, com essa variedade de inspetores em lugares diferentes do estado, visitando escolas diferentes, a variedade de laudos também era grande”, enfatizou.

O novo modelo é dividido em nove seções, que contemplam os dados de identificação da escola, seus aspectos físicos, recursos didático-pedagógicos e didático tecnológicos, escrituração escolar, regimento escolar, projeto político e pedagógico e calendário escolar.

“Nós reunimos esses pontos imprescindíveis para compor uma visita in loco. Então, quando o inspetor chegar na escola, o que ele não pode deixar de olhar, o que ele não pode deixar de observar […] São pontos que já estão normatizados em vários instrumentos e que o Conselho reuniu em um formulário”, assegurou a conselheira.

Controle externo

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, marcou presença no encerramento da programação. Na oportunidade, a chefe da pasta enfatizou a importância dos inspetores escolares no âmbito do controle externo das escolas.

Se referindo aos profissionais, a secretária clamou pelo apoio na garantia da qualidade das instituições de ensino. “Me ajudem a fazer com que as escolas fiquem cada vez melhores, que os ambientes estejam cada vez mais preparados para atender as nossas crianças e que nossas aulas sejam, de verdade, voltadas para a aprendizagem, para o conhecimento que o aluno precisa adquirir”, falou a secretária.

Certificação

Realizado pela Seduc/GO, por meio da Gerência de Regulação da Rede, e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), o encontro disponibilizará certificação aos participantes. Com carga horária total de 20 horas, a certificação contempla as 8 horas de formação presencial e 12 horas de formação à distância.

(Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Alexandra Rita)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo