Rede estadual de Educação registra crescimento em proficiência de Língua Portuguesa e Matemática em 2023
Segundo apontam os dados do Saego 2023, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio tiveram melhor desempenho nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática se comparado aos resultados de 2022
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de Educação avançaram nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. É o que indicam os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conforme apontam os dados, a proficiência dos estudantes do 9º ano em Língua Portuguesa subiu de 255,6 em 2022 para 265,6 em 2023. Já em Matemática, o desempenho saltou de 250,4 para 263.
Também houve avanços nos resultados da 3ª série do Ensino Médio. Em Língua Portuguesa, a proficiência passou de 267 para 278,2 em 2023. E em Matemática, o avanço foi de 265,3 em 2022 para 276 em 2023.
Para Lina Kátia, coordenadora do CAEd/UFJF, os resultados demonstram a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19. “Esse resultado indica superação. Além de recuperar o tempo perdido, ela (a rede de Educação) avançou”, afirmou.
Na oportunidade, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) no sentido de recompor e ampliar a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações está o Revisa Goiás, projeto implementado no início de 2023 e que disponibilizou materiais de apoio para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.
“O Revisa foi um material produzido para ajudar o professor a fazer a recomposição da aprendizagem, a promover a aprendizagem, para fazer com que esse professor tivesse um canal entre a sala de aula e a Seduc/GO. Isso foi somado à formação e ao empenho dessa rede”, destacou a secretária.
Participação e padrões de desempenho
Os índices de participação e os padrões de desempenho dos alunos também foram destaque nesta edição do Saego.
Entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o índice de presença em relação ao número de participantes previstos na Etapa Institucional do Saego foi de 93,7%. Já entre os da 3ª série do Ensino Médio, o índice foi de 91,5%. Uma média de 92,6% de participação entre os estudantes esperados.
“No Ensino Médio vocês conseguiram uma participação acima de 90%, o que não é comum. No Ensino Médio normalmente a participação fica em torno de 70%. Em poucos lugares a gente consegue ter uma participação acima de 80%. Conseguir colocar quase todos os alunos do Ensino Médio fazendo prova, uma avaliação externa, é uma vitória muito grande”, enfatizou Waldirene Maria Barbosa, supervisora do CAEd/UFJF.
Os padrões de desempenho também foram destaque no resultado, já que a rede apresentou, em ambas as séries e áreas do conhecimento, avanços entre os níveis básico, proficiente e avançado.
Fonte: CAEd/UFJF
Língua Portuguesa
No 9º ano do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com desempenho abaixo do básico em Língua Portuguesa caiu de 14% em 2022 para 9% em 2023. O mesmo ocorreu com os estudantes com desempenho básico, que caiu de 30% em 2022 para 26% em 2023.
Consequentemente, houve aumento nos níveis de desempenho proficiente e avançado. A porcentagem de alunos em nível proficiente passou de 37% em 2022 para 41% em 2023. Já o avançado subiu de 19% em 2022 para 24% em 2023.
Fonte: SAEGO 2023/CAEd-UFJF
O mesmo ocorreu com a 3ª série do Ensino Médio, onde o percentual de educandos com desempenho abaixo do básico e básico foi reduzido. A porcentagem de abaixo do básico passou de 20% em 2022 para 12% em 2023. Já entre o nível básico, a redução foi de 33% em 2022 para 32% em 2023.
Nesta série, também houve aumento nos níveis proficiente e avançado. O percentual de proficiente passou de 37% em 2022 para 42% em 2023. No avançado, o aumento foi de 10% em 2022 para 14% em 2023.
Fonte: SAEGO 2023/CAEd-UFJF
Matemática
Os níveis de desempenho em Matemática também tiveram alterações entre os anos letivos de 2022 e 2023.
No 9º ano do Ensino Fundamental, houve redução nos níveis abaixo do básico e básico. O nível abaixo do básico foi de 33% em 2022 para 26% em 2023. Já o básico passou de 37% em 2022 para 34% em 2023.
O percentual de estudantes em nível proficiente e avançado, por sua vez, teve crescimento. Em 2022, 23% dos alunos do 9º ano estava no nível proficiente e 7% no nível avançado. Em 2023, a porcentagem de proficientes avançou para 28% e, de avançados, para 12%.
Fonte: SAEGO 2023/CAEd-UFJF
Na 3ª série do Ensino Médio, o movimento foi o mesmo. Houve redução nos níveis abaixo do básico e básico e aumento nos níveis proficiente e avançado. Em 2022, o nível abaixo do básico correspondia a 41% dos estudantes e, o básico, a 35%. Em 2023, os percentuais passaram a ser 36% no abaixo do básico e 32% no básico.
No nível proficiente, o percentual era de 18% em 2022 e passou para 21% em 2023. Já o avançado correspondia a 5% em 2022 e passou para 11% em 2023.
Fonte: SAEGO 2023/CAEd-UFJF
(Texto: Ana Carolina Jobim/ Comunicação Setorial da Seduc/GO – Gráficos: CAEd/UFJF – Fotos: Comunicação Seduc/GO)