Raquel Teixeira prestigia oficina de formação do Goiás Enem
A secretária aproveitou a presença dos 120 professores formadores do projeto para apresentar o novo superintendente de Ensino Médio da Seduce
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, visitou na manhã deste sábado, 5/8, a oficina de formação do Goiás Enem, que reúne 100 professores formadores, além de outros 20 docentes da equipe central do projeto, para o trabalho nas salas de aula nestes 100 dias que antecedem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Raquel Teixeira elogiou o trabalho dos professores, vistos por ela como líderes e responsáveis pelo sucesso do projeto Goiás Enem. “Líder é uma pessoa que atinge resultados, atinge metas com a equipe e com ética, e o Goiás Enem é um grande exemplo disso”, afirmou.
Raquel também anunciou o nome de João Batista Peres Júnior, o Júnior Peres, como o novo superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Júnior Peres era chefe do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed), responsável pelo ensino profissional da Seduce. A secretária também anunciou que a ex-superintendente, Regina Efigênia, continua na equipe do Ensino Médio da Secretaria.
Oficina e material
A oficina segue até as 17 horas deste sábado, no Condomínio das Superintendências de Ensino Fundamental e Médio e no Instituto de Educação de Goiás (IEG), na Vila Nova, em Goiânia. Esta formação é específica para os 100 professores formadores dos polos do interior do Estado trabalharem os 100 dias que antecedem as provas do Enem. Outros 20 professores da equipe central do projeto Goiás Enem também participam da oficina.
Além da formação, os professores voltarão para as suas regionais com material impresso do professor e do aluno, aulas em vídeo, dicas e sugestões, que irão contribuir para as aulas direcionadas aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual que farão o exame.
Papel do professor
Para a secretária, todos têm condições de sucesso e cabe à Secretaria e, em especial, aos professores, criar as condições para o aluno aprender. “Vamos mostrar a eles que eles são capazes. Todos aprendem, dependendo do jeito que a gente ensina, dependendo do cuidado que a gente tem com ele, e eles têm sim, condições de sucesso”, ressaltou.
Raquel Teixeira lembrou que o papel do professor também mudou com o passar dos anos. “Criar condições, estimular, inspirar o aluno a aprender é, cada vez mais, o nosso papel, e por isso o Goiás Enem é uma coisa tão linda”, e emendou, “o Goiás Enem é uma vivência, que abrange conhecimento e competências, que molda comportamentos e atitudes, fundamentais para o sucesso dos nossos jovens, na universidade, no mundo do trabalho e na vida” elogiou.
Goiânia, 5 de agosto de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce