Raquel reforça novo papel do Enem
Exame foca, neste ano, apenas no acesso ao ensino superior;
Confira como serão feitas a certificação de conclusão e a avaliação do Ensino Médio
Em entrevista à TV Metrópole nesta terça-feira, 9/5, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, reforçou as mudanças do Enem 2017 e lembrou que as inscrições foram abertas também nesta terça. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já foram realizadas 1.327.738 inscrições, sendo 46.041 de Goiás.
Raquel frisou que o Enem, criado em 1997, estava servindo a três propósitos: fornecimento de notas para quem pretende ingressar no Ensino Superior, diploma de conclusão do ciclo básico de ensino e diagnóstico do desempenho dos alunos da etapa final da Educação Básica. Este ano o papel do Exame está focado.
“Estava difícil conciliar numa prova só pesos tão diferentes. Por isso, em 2017 o Enem terá como foco apenas o acesso ao ensino superior. A avaliação do Ensino Médio continuará por meio da Prova Brasil, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Este ano, o Saeb passará a avaliar o Ensino Médio de forma censitária. Já a certificação de conclusão será feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que abrirá as inscrições em junho”, explicou.
Vestibular
O prazo para as inscrições segue até as 23h59 do dia 19 apenas pelo endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é R$ 82 e o valor deve ser quitado até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos correios.
Este ano, a prova será aplicada em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. Os cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e no cartão de respostas.
O horário de abertura e fechamento dos portões do Enem 2017 será o mesmo nos dois domingos: meio dia e 13h, respectivamente. Os estudantes poderão acessar o resultado individual do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018. As notas estarão separadas por área de conhecimento e redação, que terá valor mínimo de 0 e máximo de 1000 pontos.
Avaliação do Ensino Médio
A Prova Brasil do ensino médio será aplicada pela primeira vez em todas as escolas públicas e privadas no segundo semestre de 2017. A avaliação será, agora, censitária, ou seja, aplicada na totalidade das escolas, e não apenas por amostragem, como acontecia até o ano passado.
Com a ampliação do Saeb, a edição de 2017 será a maior da história do sistema, com previsão de mais de 7 milhões de estudantes, 2,3 milhões deles no Ensino Médio. Até então, a avaliação das últimas séries da Educação Básica era feita por amostragem, o que não permitia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para cada instituição.
As empresas que aplicarão o exame serão contratadas por meio de licitação, que deve ser aberta na segunda quinzena de maio.
Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Até o ano passado, o Enseja fazia a certificação apenas do Ensino fundamental. Com a reformulação do Enem, ele também atenderá o Ensino Médio.
Para se preparar para a prova, o Inep disponibiliza materiais didáticos para ambos os objetivos de conclusão. Além disso, há a Matriz de Competências e Habilidades, para que a pessoa que fará o exame saiba o que será cobrado em diferentes âmbitos (disponíveis no site do INEP).
As provas consistem de questões objetivas e texto dissertativo-argumentativo sobre os mais variados temas. Inscritos no Encceja Nacional que tenham obtido a certificação do Ensino Médio deverão passar pelo ENEM para ingresso em universidades.
A emissão dos Documentos Certificadores é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja. O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, para fins de certificação.
O Exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:
Para o Ensino Fundamental:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
Matemática;
Historia e Geografia;
Ciências Naturais.
Para o Ensino Médio
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).