Seduc e Detran se unem para ofertar formação em educação para o trânsito na rede estadual
Projeto tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres, incentivar as boas práticas no trânsito e preparar os estudantes para serem condutores mais humanos e conscientes
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a implantação do projeto ‘No Trânsito, o Sentido é a Vida’.
A iniciativa é direcionada às unidades escolares da rede pública estadual e tem como proposta conscientizar condutores e pedestres por meio do incentivo à adoção de boas práticas no trânsito.
Outro foco do projeto busca preparar melhor as crianças e jovens de forma a alcançar um trânsito menos violento e mais humanizado, visando envolvem também os pais e familiares dos alunos.
Curso de instrutor/examinador
As ações serão desenvolvidas entre o primeiro semestre de 2024 e prosseguem até o final de 2026. Uma delas trata da implantação de um componente curricular específico de Educação Para o Trânsito, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Outra ação em andamento é a formação de professores/instrutores que atuarão como multiplicadores nas instituições de ensino da rede em 2024. As inscrições para o curso de Instrutor e Examinador de Trânsito serão abertas ainda no mês de fevereiro.
Serão ofertadas 105 vagas distribuídas entre três turmas e podem se inscrever professores efetivos ou com contrato com duração mínima vigente de dois anos. A formação de 208 horas será toda à distância.
Agenda conjunta
O projeto também prevê a criação de uma agenda conjunta para promoção de ações educativas e ainda a implantação de curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os alunos do Ensino Médio.
Em reunião com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, nesta quinta-feira (1º/02), o presidente do Detran Goiás, Waldir Soares de Oliveira, explicou que a parceria tem como proposta levar a educação para o trânsito para o cotidiano das escolas da rede estadual.
Para Fátima Gavioli, o envolvimento das crianças no projeto é fundamental para que a iniciativa dê certo. “Elas vão aprender sobre leis de trânsito e vão exigir dos pais ou responsáveis maior responsabilidade ao volante. Elas fiscalizam e educam”, destacou.
Participaram da reunião desta quinta-feira, o gerente de Educação para o Trânsito do Detran Goiás, Hugo Leonardo Costa e Silva; e o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, Marcos Pedro da Silva.
(Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Solimar de Oliveira)