Projeto Educação de Valores já atende 10 mil alunos de escolas públicas estaduais de Goiás

 

O projeto tem foco em temas que desenvolvem a ‘Igualdade, cidadania e ética’ e é dirigido para estudantes de 10 a 12 anos de idade, que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental.

O Projeto Educação de Valores, parceria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), e idealizado em Rio Verde, pela promotora de Justiça, Renata Dantas, já beneficia cerca de 10 mil alunos, de 138 escolas da rede pública estadual de Educação.

O projeto tem foco em temas como a igualdade, cidadania e ética e é dirigido aos estudantes de 10 a 12 anos de idade, que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental.
“Iniciamos o Projeto Educação de Valores em 2018, passamos a atender quase três mil estudantes e estamos universalizando as ações junto à rede estadual de ensino em Goiás”, destaca a idealizadora do projeto.

A promotora de Justiça, Renata Dantas, afirma, ainda, que as atividades do projeto têm contribuído para a promoção de atitudes éticas e cidadãs no ambiente das escolas. “Temos escola onde os alunos elaboraram um código de condutas éticas próprias, que servem de modelo de convivência e respeito entre eles”, ressalta a promotora.

A promotora conta, também, sobre os projetos ‘A Venda da Honestidade’, ‘O Cantinho da Solidariedade’ e ‘Achados e Perdidos’, desenvolvidos pelos estudantes dentro das escolas, que incentivam a justiça e o sentimento de empatia. “É preciso trabalhar com exemplos práticos para que a vivência possa influenciar nas ações”, observa Renata.

Atendimento via Internet
Para chegar às 138 escolas, o projeto Educação de Valores utiliza a tecnologia para levar a informação aos estudantes. Com aulas gravadas, os conteúdos são vistos por links na Internet e os vídeos também podem ser reproduzidos nas unidades escolares.

As aulas deste ano de 2021, que é o quarto ano do projeto, têm três temas: Empatia, solidariedade e respeito; Ética e Corrupção. Cada aula apresenta um desafio para os estudantes, com a oportunidade de ele ajudar, ao menos, três pessoas.

De acordo com a promotora, todos os dias, ela recebe mensagens dos alunos que integram o Projeto Educação de Valores e, aos finais de semana, trabalha para responder a todos, por meio do Whatsapp.

Para a vida
Estão à frente do acordo de parceria entre a Seduc e o MP-GO, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, e as promotoras de Justiça, Renata Dantas, idealizadora do projeto e Cristiane Marques, coordenadora da Área da Infância e Juventude do MP-GO. À época da assinatura do acordo, a secretária falou sobre a importância do projeto. “Educação de Valores é um projeto marcante para a Educação em Goiás, pois ele desenvolve temas fundamentais para a vida”, afirmou a secretária.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo