Projeto Abril Laranja nas Escolas defende o fim da crueldade contra os animais

Iniciativa da Seduc Goiás conta com a parceria do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás e com o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação

No mês dedicado à prevenção à crueldade contra os animais, a Seduc Goiás promove o projeto ‘Abril Laranja nas Escolas’, em parceria com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás.

O objetivo da iniciativa, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), é conscientizar a população sobre a importância do respeito aos animais e o fim dos maus-tratos. Entre as ações que serão realizadas estão palestras, distribuição de cartilhas educativas e uma gincana.

A ação educativa teve início nesta quinta-feira (04/04) com uma visita da equipe do GPA aos quatro Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) que estão participando do projeto. São eles Cepi Severiano de Araújo, na Vila Mutirão 2; Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu, no Bairro São Francisco; Cepi Joaquim Edson de Camargo, no Bairro São Francisco; e Cepi Finsocial, na Vila Finsocial.

Programação

Na oportunidade, os profissionais do Grupo de Proteção Animal conversaram com os professores e estudantes sobre o projeto e deixaram material de divulgação da gincana, que será realizada até o dia 24 de abril com o apoio da organização não-governamental Eco Cats.

Por meio da competição entre as turmas, o projeto pretende arrecadar tampinhas plásticas de garrafas pet, sucos, leite, medicamentos, produtos de higiene e limpeza e iogurte para serem vendidas e o valor arrecadado será destinado à castração de cães e gatos em situação de rua ou vítimas de maus-tratos.

A programação termina nos dias 25 e 26 de abril com palestras da delegada Simelli Lemes, titular do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás, e da médica veterinária Bruna Patini, perita criminal do Instituto de Medicina Veterinária Legal (IML Vet) da Polícia Técnico-Científica de Goiás. Elas falarão sobre Bem-Estar Animal e a Responsabilidade dos Tutores de Animais, respectivamente.

Em entrevista ao podcast Pod EPA, exibido pelo Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu no dia 1º de abril, Simelli explicou que o projeto busca trabalhar a proteção dos animais de forma preventiva, já que durante as investigações dos crimes de maus-tratos é perceptível que muitos tutores tratam seus animais de forma equivocada até mesmo por questões culturais.

Educação ambiental

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destaca a importância da iniciativa do Grupo de Proteção Animal no sentido de orientar e conscientizar a comunidade escolar sobre temas como respeito, cuidados e direitos dos animais. “Promover esse trabalho nas escolas é fundamental para mudar, desde cedo, a mentalidade das pessoas”.

A secretária frisa também que o projeto tem outro viés muito importante, que é a preservação ambiental. “As tampinhas coletadas durante a gincana serão recicladas e o dinheiro será utilizado em benefício dos animais, que serão castrados. Com isso estamos atuando também no controle populacional de cães e gatos em Goiânia”.

A origem do Abril Laranja

A campanha ‘Abril Laranja’, que incentivou uma mobilização mundial em torno do combate aos maus-tratos contra os animais, surgiu em 2006 e foi uma iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (ASPCA). (Texto: Maria José Rodrigues/Comunicação Setorial da Seduc/ Foto: Divulgação)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo