Programa Ouvir e Acolher: Plataforma de formação socioemocional para professores é destaque em encontro da Secretaria da Educação

A equipe multiprofissional do programa Ouvir e Acolher apresentou, nesta sexta-feira (11/10), no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), a nova plataforma on-line “Ouvir e Acolher”. A iniciativa oferece formação em habilidades socioemocionais por meio de videoaulas curtas e dinâmicas, desenvolvidas com uma metodologia voltada para o autoconhecimento e a prática pedagógica reflexiva.

O primeiro ciclo de aprendizagem, disponível entre outubro e dezembro de 2024 na plataforma Net Escola, organiza os conteúdos em módulos conduzidos pelo pensador Leandro Karnal. Cada módulo trabalha habilidades específicas e, ao final de cada etapa, os profissionais são incentivados a refletirem sobre as competências estudadas e a compartilharem experiências e ideias entre colegas, promovendo uma troca ativa de boas práticas.

Durante o evento, foi destacada a importância da formação socioemocional nas escolas para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos e melhorar o ambiente escolar. Além disso, foi anunciado que as Coordenações Regionais de Educação (CREs) mais participativas na plataforma receberão brindes exclusivos como forma de incentivo e reconhecimento pelo comprometimento. O segundo ciclo de aprendizagem será iniciado em janeiro de 2025, dando continuidade ao desenvolvimento das habilidades trabalhadas na primeira etapa.

EAI Educa

O programa Ouvir e Acolher, do Governo de Goiás, é desenvolvido pela Seduc/GO em parceria com o Instituto Hortense, e utiliza uma metodologia desenvolvida pela EAI Educa, uma empresa especializada em soluções de Educação socioemocional. A iniciativa impacta mais de 550 mil estudantes, promovendo aprendizado significativo e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral, além de incentivar a construção de relações saudáveis no ambiente escolar.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo