Programa Jovem Senador: Estudante de Inhumas representará Goiás em Brasília nesta edição
Leandro Simões, de 17 anos, ressaltou a representatividade e a transparência como pilares da atuação democrática do Senado em sua redação vencedora
O aluno Leandro Simões Cândido Júnior, do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Inhumas, foi o selecionado para representar Goiás entre os 27 estudantes que participam do programa Jovem Senador 2024. Ao todo, são 27 vencedores, selecionados por meio do concurso de redação que, na edição deste ano, teve a temática: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia.” Cada aluno selecionado representa um estado brasileiro e o Distrito Federal.
Leandro está na 3ª série do Ensino Médio e esta é a primeira vez que participa do programa. “Fui muito incentivado pelos meus professores, principalmente, o de Português e Redação, Henrique Roque, e a de Sociologia, Erika Jaime, e pelos coordenadores e o diretor”, afirmou. A fase final, em que estudante de Inhumas está classificado, será a participação na Semana da Vivência Legislativa, em Brasília, entre os dias 5 e 9 de agosto. Essa oportunidade ocorre para que os alunos possam simular a atuação dos senadores, com a discussão e elaboração de sugestões de leis.
Para a produção do texto, Leandro afirma que buscou fontes de informações através de professores e pela Internet. “Pesquisei sobre as principais mudanças durante os 200 anos no Senado e procurei olhar para a realidade atual e vi os desafios que ainda faltam para a democracia no Brasil. Aí, consegui realizar com êxito minha redação”, afirma o estudante.
Conquista fruto de incentivo escolar
Segundo o gestor do colégio, Gleidson Moreira, essa é uma conquista importantíssima para a escola. “O colégio já venceu a Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2013, mas o Jovem Senador foi a primeira vez. E isso é muito emblemático, intenso. O reconhecimento da Coordenação Regional de Educação e da Secretaria de Educação foi muito significativo para a escola também”, ressalta.
As aulas de Redação para as turmas de 3ª série, de acordo com Gleidson, foram desenvolvidas com base no último tema do Enem: “Desafios para a valorização do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres na sociedade brasileira”. Em seis salas de 3ª série do Ensino Médio, totalizou-se a participação de 170 alunos. “Aqueles que apresentaram o maior desempenho na produção de redações foram enumerados para a produção do Jovem Senador, e então o Leandro foi escolhido”, explica.
Inclusão estudantil na Política
O Programa Jovem Senador tem como objetivo fomentar discussões e reflexões dos jovens estudantes acerca dos temas de política, democracia brasileira e exercício da cidadania. Cada estado seleciona três redações e encaminha para a comissão de avaliação do programa, no Senado Federal. Apenas um dos três indicados passam para a fase final, conforme critérios estabelecidos no regulamento do Jovem Senador 2024. (Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial / Seduc/GO – Foto: Divulgação/ Seduc/GO)