Programa Alfabetização e Família continua com inscrições abertas para formação de novas turmas no Estado
Meta para 2024 é alfabetizar cerca de 6 mil estudantes distribuídos entre 600 novas turmas. Iniciativa buscar reduzir em até 50% o analfabetismo funcional no país
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), está com inscrições abertas para as novas turmas do programa Alfabetização e Família.
A iniciativa tem como meta universalizar a alfabetização da população com 15 anos de idade ou mais, reduzindo em 50% a taxa de analfabetismo funcional até o final do próximo ano, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2015 a 2025.
O público-alvo do programa são jovens, adultos e idosos não alfabetizados dos municípios atendidos pelo programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado.
Lançado em 2019, o programa entra em sua quarta etapa. Para este ano, a previsão é que sejam criadas 600 novas turmas de forma a atender até 6 mil alunos em todo o Estado. As 40 primeiras turmas já foram formadas e estão frequentando as aulas desde o início do mês.
O curso tem duração de quatro a seis meses e as aulas costumam ser de duas horas diárias. Neste ano, o investimento feito no programa será de R$ 4,2 milhões. Os alunos ganham kits de uniformes e materiais escolares e ainda livros didáticos. (Texto: Maria José Rodrigues/Foto: Divulgação)