Professores aprovados em concurso do Governo de Goiás passam por imersão sobre missão da Secretaria de Educação
Professores concursados contam sobre suas expectativas e objetivos em relação à Educação pública estadual
Os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2023 foram marcados pelo Encontro de Formação dos Professores da Rede Estadual de Educação – Estágio Probatório. Destinado à segunda turma de convocados do Concurso Público da Educação de Goiás, realizado em 2022, o encontro reuniu 315 novos professores entusiasmados para ensinar.
Um deles é o professor de Geografia, já modulado na Escola Estadual Doutor Gerson de Faria Pereira, em Alto Paraíso de Goiás, Thomaz Amadeo. Natural do Rio de Janeiro, ele disse ter grandes expectativas em contribuir com a Educação da rede pública estadual. “Sou professor há 3 anos e adoro a profissão. Minha expectativa é transformar a vida dos estudantes. Quero que enxerguem a Geografia com um olhar crítico e reflexivo, com uma percepção do mundo”, conta Thomaz.
Assim como ele, o professor de Sociologia, mestre e doutor em Antropologia, Vitor Gonçalves, que dará aulas no Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, em Anápolis, afirma estar animado em dialogar com os estudantes e promover um ensino assertivo. Vitor também é carioca e veio para Goiás com o intuito de ensinar e de colaborar como servidor público do Estado. “Eu tenho um espírito de estudante, então o meu objetivo é sempre de contribuir, mas, além disso, eu quero aprender e estudar junto com os meus alunos”, destaca.
Acompanhamento no processo de ensino-aprendizagem
“Uma das vantagens de ser um professor com contrato efetivo na rede estadual de Educação é o fato de ter estabilidade financeira e pessoal. Além disso, ser um profissional efetivo garante que o ensino seja feito de forma continuada”, declarou o professor de Química do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira de Morais, de Caldas Novas, Onésimo Giácomo.
Onésimo, que já atuava como professor temporário na rede pública estadual fala com tranquilidade sobre sua profissão, já como servidor efetivo. “Essa é a primeira vez que ministro aulas em uma escola de tempo integral. Então, agora, como concursado, vou poder acompanhar o aluno desde o Ensino Fundamental, até o Ensino Médio. Isso é maravilhoso!”
Já a professora de Sociologia do Colégio Estadual Professor Antônio Valdir Roriz, localizado em Luziânia, Raquel Kojoroski, disse esperar que como concursada da rede estadual também possa acompanhar os alunos e dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de forma mais aprofundada. “Como efetivos, nós teremos a segurança de desenvolver um trabalho melhor, sem que haja a ruptura no contato com os estudantes”, ressalta.
Sobre o encontro formativo
Este é o segundo encontro de professores concursados da rede estadual de Educação. Com a temática “Aprender para promover aprendizagens”, a formação teve duração de três dias e tem como objetivo acolher, apoiar e qualificar a prática docente dos profissionais ingressantes.
Serão mais dois encontros formativos destinados às 3ª e 4ª turmas de convocados. Os próximos eventos também deverão ser realizados na sede da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), em Goiânia, nos meses de setembro e outubro de 2023. (Texto: Isadora Ribeiro / Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Solimar de Oliveira)