Com inscrições abertas, prêmio Territórios Tomie Ohtake busca incentivar práticas pedagógicas com foco na educação integral

Podem participar escolas das redes estadual e municipais. No ano passado, o Colégio Estadual Maria do Carmo Lima, de Águas Lindas de Goiás, foi destaque entre os 10 premiados 

Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem inscrever seus trabalhos na sétima edição do prêmio Territórios Tomie Ohtake.

O prêmio, que está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto, busca reconhecer ações pedagógicas que estejam articuladas com seus territórios e que promovam estratégias comprometidas com a igualdade de direitos e com a diversidade cultural e que também tenham compromisso ambiental.

O regulamento também exige que as práticas tenham como base de suas ações os princípios da educação integral, considerando os processos de aprendizagem e o fortalecimento dos vínculos com os estudantes, as famílias e as comunidades.

Criado em 2016, o prêmio Tomie Ohtake está fundamentado nas propostas dos Territórios Educativos e da Educação Integral, que são orientados pelo princípio de Cidade Educadora e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Edição 2023

Em sua sétima edição, a iniciativa tem como referências fundamentais as reflexões de Muniz Sodré sobre o ser sensível na educação, os ensinamentos de Bell Hooks sobre a construção de uma ética amorosa, as pesquisas de Renato Nogueira sobre a pedagogia da pluriversalidade e as práticas e pensamentos de Cristine Takuá sobre as escolas vivas e a educação indígena.

Cada escola poderá participar com até três experiências. As inscrições deverão ser realizadas somente pelo site www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br e para preenchimento do formulário de inscrição, é necessário ter um login no Gmail. Dúvidas podem ser esclarecidas pela comissão organizadora pelo e-mail premioterritorios@institutotomieohtake.org.br ou pelo telefone (11) 94913.3923 (whats).

As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri de especialistas nos campos da cultura e da educação de diferentes regiões do Brasil. Serão selecionadas 10 práticas pedagógicas e o resultado será divulgado no site do prêmio em setembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de dezembro.

Vivências pedagógicas

Além de valorizar e divulgar experiências significativas, o prêmio também é marcado por seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo os professores, demais segmentos da escola e a comunidade.

O prêmio oferece ainda suporte, fortalecimento e aprofundamento das práticas e da formação de seus realizadores e integrantes de forma a beneficiar a escola como um todo.

Plano Estadual de Educação

Essa ação atende a meta 6 estratégia 6.8, 6.13; Meta 16 estratégia 16.2, 16.6, 16.10, 16.13; Meta 17 estratégia 17.2, 17.3, 17.6. do Plano Estadual de Educação (PEE)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo