Papel do tutor educacional é tema de imersão formativa, realizada em Goiânia
Temática norteia imersão formativa, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) em Goiânia. Ao todo, 231 tutores educacionais e assessores pedagógicos participam do evento
Tutores educacionais e assessores pedagógicos participam, até a próxima sexta-feira (15/03), de uma imersão formativa, em Goiânia. O evento, iniciado ontem (12/03), visa fortalecer o papel da tutoria educacional, proporcionando a reflexão e a troca de experiências sobre o trabalho realizado.
Na programação estão inclusas oficinas, mesas redondas e palestras com temas que permeiam as práticas pedagógicas da tutoria e o papel do tutor. De acordo com o gerente de Tutoria Educacional da Seduc/GO, Wolney Ferreira, serão três momentos: um para a autoanálise do papel desenvolvido desde 2019; outro para análise da metodologia adotada; e um último para tratar do monitoramento dos planos de ação traçados no âmbito do Circuito de Gestão Goiano.
“A ideia é que ele (o tutor) reflita sobre qual impacto ele está gerando por onde vai passando, de que forma o trabalho dele está impactando o resultado da escola”, explica Wolney.
Primeiro dia
A abertura da programação contou com a participação da secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli; das diretoras da Seduc/GO, Alessandra Almeida e Patrícia Coutinho; do chefe de gabinete da Seduc/GO, Lucca Perdigão; da superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Curricular, Nayra Claudinne; e o gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Cadu Brandão.
Na oportunidade, a secretária Fátima Gavioli apresentou os desafios e possibilidades da rede estadual de Educação neste ano de 2024 e clamou pelo apoio dos tutores educacionais na implementação e execução das ações.
“O tutor é um professor que tem um papel de fazer uma escuta muito ativa, reflexiva, e que leva, como um parceiro muito experiente e atento para dentro das escolas, as suas impressões”, enfatizou a superintendente Nayra Claudinne ao tratar do papel dos tutores educacionais. “Como tutores, a gente precisa dar a mão não no sentido de fazer tudo, mas ser aquele parceiro que quando o outro não está bem é a gente que vai segurar”.
Já a diretora Pedagógica da Seduc/GO, Patrícia Coutinho, tratou dos resultados obtidos no âmbito educacional e enfatizou as contribuições da tutoria para a correção das rotas.
“Quando nós saímos da pandemia, olhamos para os nossos resultados e pensamos que levaríamos cinco anos, no mínimo, para retomar os resultados, para que a gente colocasse tudo no lugar. E Goiás surpreendeu. […] Em 2023 a gente chega com estratégias pedagógicas e com a força da tutoria dentro das unidades escolares, levando o Revisa, levando o Circuito de Gestão Estratégica, com aquele olhar para as escolas prioritárias e com um trabalho direcionado e focado de vocês, cuidadoso e atento”, afirmou Patrícia, citando a relação entre o trabalho dos tutores e os resultados do Saego.
Para a diretora, a formação é um momento de troca, permitindo que os tutores possam aprender com o que funcionou e continuar avançando. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Solimar Oliveira)