Palestra de Leandro Karnal encerra campanha do Compliance na Secretaria da Educação de Goiás
Servidores da Educação estadual participaram do evento que teve palestra do professor e historiador Leandro Karnal sobre ética
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu, nesta segunda-feira (02/10), o evento de encerramento do Ranking 2023 do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás voltado aos servidores da Educação. O evento foi marcado pela palestra do professor e historiador Leandro Karnal, com a temática “Ética no Serviço Público.”
Lançada em abril de 2023 pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO), esta edição da campanha teve como objetivo fomentar a implementação dos quatro eixos do programa (Ética, Gestão de Riscos, Transparência e Responsabilização).
Durante a palestra, Leandro Karnal enfatizou a importância da ética, principalmente no exercício das funções públicas. “A missão do servidor é, justamente, servir ao interesse público e somente com a ética, é possível atingir o objetivo,” destacou o palestrante.
Para o palestrante, uma pessoa/um profissional ético precisa ter consciência de valores e seguir a ideia de responsabilidade na função que exerce. “É imprescindível que tenhamos intimidade, mas intimidade é diferente de segredo. Uma pessoa ética não tem vida dupla, ela é confiável,” afirma.
Professor da Unicamp há mais de 20 anos, Karnal também contou um pouco sobre sua experiência em sala de aula e, aproveitou para fazer uma relação sobre a ética como elemento de felicidade do ser humano.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e o gerente de promoção de valores da CGE/GO, Ricardo Orsini, representando o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, estiveram presentes.
Importância do Compliance
O Compliance compreende a adoção de procedimentos internos por empresa, instituição ou órgão, assegurando a conformidade com regras, leis, normas e regulamentos. O programa deve ser contínuo e estar em constante evolução na elaboraração, implementação e estruturação das boas práticas,
De acordo com o gerente de promoção de valores da CGE/GO, Ricardo Orsini, é importante que qualquer empresa ou instituição siga o programa de compliance, para que se possa promover e estabelecer uma cultura de confiança. Para ele, trabalhar com seriedade e transparência deve ser o objetivo de um servidor público, e na Educação não é diferente. (Texto: Isadora Ribeiro – Fotos: Alexandra Rita)