Ópera L’Orfeo chega a Goiânia em abril

Espetáculo é contemplado pela Lei Goyazes e vai integrar as comemorações internacionais dos 450 anos de nascimento de Monteverdi

 

Goiânia recebe a Ópera L’Orfeo nos dias 1º/3, às 20 horas, e 2/3, às 19 horas, no Instituto Técnológico de Goiás em Artes Basileu França. No dia 31, haverá sessão especial de abertura para convidados. O  evento faz parte das comemorações internacionais dos 450 anos de nascimento do compositor Claudio Monteverdi e tem o apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, mecanismo de fomento do Governo de Goiás gerido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Sob a regência do maestro italiano Roberto Zarpellon e encenação do barítono Mauro Borgioni  – considerado o número 1 do mundo no seu registro de voz para barroco – no papel de Orfeo a Ópera  é uma realização da Associação dos Amigos do Asolo Art Film Festival (AFA) e do Centro Cultural Gradiva, com patrocínio também da ZEMA Indústria Metalúrgica. O espetáculo reúne músicos, diretores e equipe técnica da Itália, Argentina, Cuba e Brasil.

Zarpellon é diretor artístico da Veneci Monteverdi Academy, situada em Veneza, uma das referências da música erudita barroca no mundo. Ele está envolvido com as comemorações dos 450 anos de nascimento do compositor que estão sendo organizadas na Itália, a partir de Veneza, Udine, Treviso, Aldo Adige, Asolo e Mantua, e que incluem também as apresentações em Goiás.

Para este espetáculo, se formará uma orquestra específica, a Orquestra   Sinfônica Claudio Monteverdi, de Goiás. Todo o trabalho de preparação para as apresentações está sendo realizado no Instituto Basileu França e conta com o reforço do ator e diretor Ivan Lima, responsável pela direção cênica da ópera. Também participa da montagem do espetáculo Weber Assis, regente do Coro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que será também o regente do Coro.

No elenco, estão ainda os músicos italianos Gianpiero Zanocco, no primeiro Violino; Francesco Galligioni, no primeiro Violoncelo; e Lorenzo Felder, como primeiro cravista. Da Argentina virão Gustavo Gabriel e Ludmila Krivich, nos Cornetos. Na Flauta Doce, haverá ainda a participação do cubano Raul Zaballa Veliz. No rol de nomes brasileiros, estarão Beatriz Pavan (Cravo II e Órgão Positivo); Jamara Campos (Viola de Braccio), Gabriel Álvares e Agueda Macias (Viola de Gamba); David Castelo (Flauta Doce).

Entre os cantores solistas estão os brasileiros Rosedália de Oliveira ( como “A Música”), Sara Veras (“A Mensageira”), Fernanda Araújo (“Eurídice”), Luísa Aguilar (“Proserpina”), Marco Antônio Assunção (“Caronte”), Gustavo Freccia (“Plutão”), Daniel Feitosa (“Apolo”), Amanda Araújo ( “Ninfa”), e,  como os “Pastores”,   Erickson Nunes, Hudson Fonseca, Pedro Henrique Oliveira e João Pedro.

Os ingressos para o espetáculo custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), e estão sendo vendidos pelo site: www.compreingressos.com.

Mais informações: Paulo Faria (62) 991785837 e Claudia Carvalho (62) 981349014 

Associação dos Amigos do Festival Internacional de Cinema e Arte de Asolo – Itália/AFA)

Facebook: https://www.facebook.com/AfaBrasil16/?fref=ts

 

https://www.youtube.com/watch?v=PKU6pJF1WJU

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo