Noite de homenagens marca o Dia Internacional do Teatro
O Teatro Goiânia foi palco de memoráveis comemorações na noite desta segunda-feira, 27/3, data em que se celebra o Dia Internacional do Teatro. Com a casa lotada, as cortinas do espaço cultural se abriram para reverenciar as artes cênicas e a dramaturgia por meio de uma homenagem a todos aqueles que fazem e vivem o teatro em seu dia a dia.
O evento, promovido pelo Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, foi aberto pelo coordenador do Núcleo de Teatro do Ritter, Edson Fernandes, e pelo diretor do Instituto, Edmar Carneiro, que entregaram um troféu para diversas personalidades que se destacaram na área durante o ano. Os homenageados foram escolhidos por um grupo de profissionais influentes no cenário cultural goiano.
Receberam o troféu a agente cultural Dirce Vieira, que também é gerente de Salas de Espetáculos e Centros Culturais da Secretaria e Educação, Cultura e Esporte (Seduce), juntamente com a produtora cultural Fernanda Fernandes e a atriz Day a Laryssa.
O superintendente de Ação Cultural da Seduce, José Eduardo Morais, em nome da secretária Raquel Teixeira, ressaltou a importância de celebrar o Dia Internacional do Teatro, que, segundo ele, remete às lembranças da história sofrida e valorosa do teatro em Goiás marcada pela trajetória de luta de grandes nomes da dramaturgia goiana como Cici Pinheiro, Otavinho Arantes, Marcos Fayad, Hugo Zorzetti e tantos outros.
Além de destacar o papel das novas gerações das artes cênicas em Goiás, José Eduardo também parabenizou todos os homenageados, em especial Dirce Vieira pelo companheirismo profissional. “Ela sempre me surpreende pela capacidade de trabalho. É uma pessoa fantástica, que só me engrandece por tê-la ao meu lado; e esse espaço do Teatro Goiânia, que ela comanda tão bem, é o reflexo de tudo isso”, completou.
Entre os convidados que prestigiaram a noite estavam o deputado Virmondes Cruvinel, ator e diretor Mauri de Castro, produtora cultural Marci Dornelas, diretor de teatro Delgado Filho, professora Sônia Araújo e o superintende executivo do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias.
Espetáculo
Após as homenagens, a programação seguiu com a Cia. de Teatro Gustav Ritter, que apresentou o espetáculo 12 Homens e uma Sentença, dirigido por Edson Fernandes e encenada por atores formados pela Escola de Teatro do Ritter. A trama é baseada em um dos melhores filmes de tribunal da história do cinema, que estreou em 1957 nos Estados Unidos sob a direção de Sidney Lumet.
Diante das evidências de um crime cometido em família, 11 jurados concordam que o rapaz é culpado e apenas um discorda da decisão. No entanto, todos serão obrigados a rever os fatos e as circunstâncias do ocorrido. Conceitos e pré-conceitos são questionados em meio a um clima de tensão entre os jurados, que, ao final, chegam a um veredito surpreendente.
A montagem, que segura a atenção do público pelo texto e pelas atuações, leva a uma reflexão sobre a fragilidade do sistema judiciário e evidencia o quanto o preconceito pode obscurecer uma verdade.
A Cia. de Teatro Gustav Ritter é composta por atores formados pela Escola de Teatro do Instituto Gustav Ritter. Tanto o instituto quanto o Teatro Goiânia, que sediou o evento, são unidades da Seduce.