Nesta quinta tem Concertos Especiais com a Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás volta ao palco nesta quinta-feira, 6/4, com mais uma série Concertos Especiais, sob a regência do maestro e violinista Alessandro Borgomanero. O espetáculo tem início às 20h30, no Teatro Basileu França, e a entrada é gratuita.
O programa da noite traz a abertura da ópera La Clemenza di Tito e o Concerto para violino nº5, ambas de Mozart, e a Sinfonia nº10, de Haydn. A apresentação é indicada para maiores de oito anos e está sujeita à lotação máxima do teatro.
Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a corporação em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.
Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.
Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.
A Orquestra
A Orquestra Filarmônica de Goiás é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), e funciona no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também unidade da Seduce.