“Momento de dar voz para os estudantes” destaca secretária de Educação em lançamento de concursos cênico e literário de 2024
Inscrições/adesão para as edições de 2024 dos concursos de Redação Bariani Ortêncio e Cênico-Literário Reconhecendo Nossas Goianidades, já podem ser feitas no site do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte
Estão abertas as inscrições para o VIII Concurso Literário de Redação Bariani Ortêncio e para o IV Concurso Cênico-Literário Reconhecendo Nossas Goianidades: Povos Indígenas no Cerrado. O lançamento dos concursos foi realizado nesta quarta-feira (21/02) e contou com a participação da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que explicou sobre a importância de incentivar os estudantes a participarem do projeto.
Fátima Gavioli aproveitou o lançamento, também, para destacar que esse é um ótimo momento para os professores estimularem a leitura e a escrita dos jovens, além de fomentar o desenvolvimento das habilidades criativas e artísticas de cada um. “Acima de qualquer coisa, o concurso dá voz para nossos jovens. E, dando voz, estamos dando “vez” para esses estudantes,” destacou Gavioli.
De acordo com ela, a edição do ano de 2023 do concurso ‘Cênico-Literário’ foi encantadora e deu a oportunidade aos alunos de mostrarem seus talentos. Já a premiação do concurso ‘Bariani Ortêncio’, também encantou não só os olhos de toda a rede estadual de Educação, mas também do próprio escritor, que recebeu a homenagem ainda em vida.
Para o atual presidente do Instituto Bariani Ortêncio, Beto Selva, que também marcou presença na live de lançamento, o concurso do ano passado foi realmente um sucesso e, sem dúvidas, foi uma das mais emocionantes homenagens para o escritor. Segundo ele, o desejo de Bariani era estimular a leitura dos jovens e este projeto tem esse objetivo.
No evento, que ocorreu no formato on-line, por meio de uma live no Youtube, participaram também a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Alessandra Almeida; o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Marco Maia; a superintendente de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Giselle Faria; a superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim; a gerente de Arte e Educação, Luz Marina; além de estudantes e professores da rede estadual.
Texto: Isadora Ribeiro / Fotos: Acervo pessoal