Goiás conquista sete medalhas no primeiro fim de semana dos Jogos da Juventude 2023
Estudantes-atletas goianos foram destaque no Atletismo, Ciclismo e Taekwondo. Até agora, a delegação goiana soma duas medalhas de Ouro, duas de Prata e três de Bronze
Os alunos-atletas que estão representando o Estado de Goiás nos Jogos da Juventude 2023 fizeram bonito no primeiro final de semana da competição. Os estudantes goianos se destacaram em três categorias: Ciclismo (1 medalha de Ouro e 2 de Prata); Atletismo (1 medalha de Ouro e 1 de Bronze); e no Taekwondo, com 2 medalhas de Bronze.
Nas provas de Ciclismo (modalidade Potência Máxima Mista), o grande destaque ficou com o estudante Carlos Henrique de O. Gonzaga, do Colégio Estadual José Lobo, em Goiânia. Ele conquistou o Ouro na disputa em dupla com Kayllane Wanessa S. Ribeiro (CEPMG Geralda Andrade Martins, em Itapaci); e a Prata na prova individual na modalidade Potência Máxima Masculino.
O Ouro também veio com a excelente performance do velocista Júlio César Guimarães S. Filho, da Escola Estadual José Carneiro, em Senador Canedo. Ele foi primeiro lugar nos 400 metros rasos do Atletismo. Ana Laura Santos de Queiroz, do C. E. José Lobo, de Goiânia, brilhou na Prova por Pontos do Ciclismo, garantindo a medalha de Prata na competição.
Medalhas de Bronze
O Bronze veio nas competições de Atletismo, com o aluno Valdir de Sousa Rocha Júnior sendo destaque nos 800 Metros Rasos. Ele é aluno do CEPMG Sebastião do Vale, em Rio Verde. Rafael Ferreira Uchoa, do C. E. José Rodrigues Naves (Goianira), e Maiky Sousa Pinto, do C. E. Miltes Furquim de Oliveira (Rio Verde), foram os destaques no Taekwondo. O primeiro na modalidade até 63 kg e o segundo, até 48 kg.
A delegação que representa Goiás nos Jogos da Juventude 2023 é composta por 69 integrantes, sendo 52 estudantes-atletas, 11 técnicos, três dirigentes e três oficiais. Os Jogos tiveram início na sexta-feira (dia 1º) e prosseguem até o dia 16 de setembro na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Estão participando desta edição mais de 4 mil atletas, entre 15 e 17 anos, de todos os Estados e do Distrito Federal. Promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a competição é considerada o maior evento esportivo para essa faixa etária. Estão em disputa 18 modalidades. (Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Alexandre Loureiro/COB)