Lyceu de Goyaz Alcide Jubé, na Cidade de Goiás, mobiliza comunidade em torno do ‘Abril Laranja nas Escolas’
Programação realizada ao longo do mês inclui palestras, debates, exposição de fotos, produção de textos e desenhos, elaboração de cartazes e murais e até um evento de adoção de cães e gatos
Alunos e professores do Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé, na Cidade de Goiás, aderiram ao projeto ‘Abril Laranja nas Escolas’, que está sendo realizado este mês pela Seduc Goiás em parceria com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás em quatro Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Goiânia.
Inspirada por essa temática, a unidade escolar decidiu promover uma série de ações direcionadas à prevenção da crueldade contra os animais. O professor Sanderson Mendanha Peixoto, que está à frente da iniciativa, explica que o projeto busca mitigar as deficiências de aprendizagem dos estudantes concernentes à produção textual, leitura e interpretação de textos ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão acerca da problemática que envolve o abandono de animais.
“Há na Cidade de Goiás uma grande falta de conscientização perante os animais abandonados, especialmente de cães e gatos em situação de rua”, destaca. Ele acrescenta que o projeto visa sensibilizar os alunos para essa questão, além de fomentar o debate com a sociedade local sobre as formas de anular a violência da qual os animais costumam ser vítimas.
Incentivo
Sanderson conta que a ideia de trabalhar o projeto surgiu quando ele viu a divulgação nas redes sociais. “Quando tomei conhecimento dessa ação no perfil da Seduc Goiás, eu encontrei aí uma grande oportunidade de incluirmos isso em nosso calendário escolar”.
Ele frisa que o apoio da gestora Sara Barroso e dos professores Eliane Viana, Sérgio Damásio, Maria do Socorro Nogueira, Rejane Cássia e Cleunice Leite foi fundamental para a mobilização do colégio e execução das atividades propostas.
O projeto envolve estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com eventual participação de outras turmas na execução das tarefas. Entre as ações que estão sendo realizadas estão exposição fotográfica, elaboração de cartazes e murais, produção de textos e visitas a bibliotecas.
Apaixonado por animais, o professor Sanderson também sugeriu à direção da unidade escolar a realização de uma feira de adoção de cães e gatos na instituição de ensino, bem como a promoção de um evento reunindo os pets e seus tutores.
“Também estamos promovendo debates e palestras com autoridades e representantes de organizações não-governamentais que atuam na defesa dos direitos dos animais no município”, comenta o professor. Ele destaca ainda que, ao final do projeto, será promovido um concurso de redação e elaborado um portfólio das ações realizadas.
No Lyceu de Goyaz, o viés da sustentabilidade proposto pelo ‘Abril Laranja nas Escolas’, que é a arrecadação de tampas plásticas com venda destinada à castração de animais em situação de abandono, ficou sob a responsabilidade da União Protetora de Animais de Goiás (Upagoya). (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Divulgação)