Jogo desenvolvido por professor do GoiásTec é um dos semifinalistas de competição nacional de práticas inovadoras na Educação

O Jogo Botânico, criado pelo professor Luiz Primandade, é um dos 60 selecionados para a próxima etapa do Prêmio LED 2024; ao final, seis iniciativas receberão R$ 200 mil cada

 

O professor de Biologia Luiz Primandade, do programa GoiásTec, do Governo de Goiás, desenvolveu um jogo voltado a ensinar Botânica de forma dinâmica e lúdica para os estudantes: o Jogo Botânico. A atividade tem gerado bons frutos, principalmente em comunidades tradicionais. A partir deste êxito, o professor inscreveu sua iniciativa na 3ª edição do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, premiação que faz parte do Movimento LED, promovido pelo Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho. Recentemente, o Jogo Botânico foi classificado para a semifinal do prêmio, ficando entre os 60 melhores. Na etapa final, restarão 15 concorrentes, onde seis irão conquistar o prêmio.

O Prêmio visa destacar e enaltecer iniciativas inovadoras na área da Educação e impactantes no ambiente escolar. Segundo o professor Primandade, a ideia de participar do prêmio surgiu da necessidade de valorização deste jogo, desenvolvido principalmente para comunidades Quilombolas, Indígenas e de difícil acesso. “O sentimento bom de colher os frutos do Jogo Botânico aumenta, a cada dia, quando consigo perceber que um número maior de estudantes pode ser beneficiado a partir dessa ferramenta educacional”, afirma o professor.

Incentivo para outros professores

O projeto Jogo Botânico, desenvolvido em parceria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) com o IF Goiano, tem ganhado força nas escolas da rede pública estadual e hoje pode contribuir com o currículo do Estado de Goiás, cumprindo normativas importantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, é um incentivo para que outros professores possam se desafiar em criar ferramentas pedagógicas. “Professores da rede estadual devem, a cada dia, aumentar o seu nível de conhecimento, aumentar o número de projetos educacionais, com o objetivo de valorização do seu trabalho e aperfeiçoamento profissional”, aponta o professor.

O professor destaca os esforços da Seduc/GO em ações que contemplam comunidades de mais difícil acesso, como é o Jogo Botânico. “A Secretaria da Educação de Goiás tem contribuído significativamente para a ampliação, divulgação e aplicação do projeto nas áreas de difícil acesso”, declara o professor Primandade. De acordo com ele, um retrato disso é o programa GoiásTec que, tendo atualmente ampliado o alcance do projeto, pode contribuir para ações de sustentabilidade e preservação não somente do Cerrado, mas também de outros biomas brasileiros, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes.

O Prêmio LED

Esta é a 3ª edição do Prêmio LED – Luz na Educação, voltado para iniciativas inovadoras no setor educacional, engajadas em promover transformações práticas que acelerem novas formas de ensinar e aprender. Neste ano, mais de 2 mil pessoas se inscreveram na premiação, dividida em três categorias: educadores; estudantes e empreendedores/organizações

Os projetos estão sendo avaliados por um grupo de especialistas, bem como, por uma banca de jurados a partir dos critérios de inovação, impacto e escalabilidade. A celebração e reconhecimento dos vencedores ocorrerá durante um programa especial na TV Globo. A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 17 de dezembro de 2023, enquanto a dos seis vencedores, para abril de 2024.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO / Foto: Arquivo pessoal de Luiz Primandade)

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