Inep promove mudanças no Enem 2017

Edital da prova foi divulgado nesta segunda-feira, 10/4, pelo Inep. Uma das principais alterações é a distribuição dos dias de realização do exame

 

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 10/4. Entre as principais mudanças está a distribuição dos dias das provas, que passa a ser realizada em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro.

A mudança é um dos resultados da Consulta Pública, realizada entre janeiro e fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A estimativa da organização é que 7,5 milhões de pessoas participem do Enem 2017.

Os candidatos que obtiverem a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 e faltarem ao exame só terão direito à isenção no ano seguinte se apresentarem justificativa legal para a ausência.

O valor da taxa passou para R$ 82. De acordo com o Inep, aumento corrige o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não aplicado nos últimos anos.

Estão isentos do pagamento da taxa: estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017; participantes carentes, de acordo com o CadÚnico (Dec. nº 6.135/2007) e estudantes que se enquadrarem às exigências da Lei nº 12.799/2013.

As inscrições para o Enem 2017 devem ser feitas entre 8 e 19 de maio pela Página do Participante. Já o prazo para pagamento da taxa encerra dia 24 de maio.

Nesta edição, os cadernos de questões serão personalizados com nome e número de inscrição do participante. O objetivo é facilitar a identificação de possíveis fraudadores. Os Cadernos de Questões continuarão tendo cores diferentes, mas não será mais necessário assinalar a cor correspondente no Cartão Resposta. O participante segue tendo que transcrever a frase de segurança do Caderno de Questão para o Cartão Resposta.

Provas

A redação passa a ser aplicada no primeiro dia de provas, 5 de novembro, juntamente com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias. Com isso, o primeiro dia passa ter a maior duração: 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, com 4 horas e 30 minutos de duração, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Outra alteração significativa é inclusão da opção Outra Condição Específica. A escolha permite atendimento diferenciado a candidatos que não se enquadram nos requisitos necessários ao atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova, considerando um rol de Cadastro Internacional de Doenças (CID’s).

  • Clique aqui para acessar o resumo das mudanças
  • Clique aqui para acessar a apresentação
  • Clique aqui para acessar o edital

Goiânia, 10 de abril de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo