Governo de Goiás reúne prefeitos com boa avaliação na Alfabetização para debater metas ousadas para o programa AlfaMais Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promoveu nesta terça-feira, (17/09), o IV Encontro com prefeitos e secretários municipais de Educação no âmbito do programa AlfaMais Goiás. O evento, realizado no auditório da Seduc/GO, em Goiânia, reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação de 147 municípios que alcançaram índices acima da média na Alfabetização infantil.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, conduziu a apresentação dos dados e trouxe os investimentos feitos pelo Governo do Estado no programa AlfaMais Goiás, instituído com o objetivo de alfabetizar todas as crianças goianas das redes públicas na idade certa (até o final do 2º ano do Ensino Fundamental).
“Sem dúvida o que está dando certo na Alfabetização em Goiás é o regime de colaboração entre o Estado e municípios assinado através do AlfaMais. O programa significa unir as redes e ter um sistema, então, não é cada qual faz do seu jeito, somos todos fazendo o melhor pela Educação, juntos”, afirmou a secretária.
A coordenadora de Educação Infantil e Alfabetização da Seduc/GO, Fátima Garcia, explicou que, em 2023, a partir da avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), foi revelado que apenas 67% dos estudantes em Goiás estavam alfabetizados na idade prevista, motivando o Estado a investir fortemente em ações educacionais desenvolvidas em parceria com os municípios.
“Isso significou que 33% daquelas crianças não estavam sendo alfabetizadas na idade certa, então, daí, nasce na Seduc/GO a ideia de reunir os prefeitos, contribuir com os municípios por meio do regime de colaboração para fazer fortalecer a Alfabetização em cada município, em todo o estado”, afirmou a coordenadora da Seduc/GO.
Programa AlfaMais Goiás
Em 2018, a Educação do Estado de Goiás aceitou o desafio de trabalhar em regime de colaboração com os municípios, com o intento de construir o Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Desde então, esse trabalho vem sendo norteado pela contínua renovação e melhoria desse processo.
Buscando novos acordos e formas de garantir o regime de colaboração no Estado, o Programa AlfaMais Goiás, alicerçado nessa premissa, propôs o estreitamento das relações e a construção de estratégias conjuntas para a superação do desafio de alfabetizar todas as crianças do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. Os investimentos do programa contemplam a distribuição de material escolar, a formação de professores e destinação de recursos para reforma de unidades escolares.
Avançar cada vez mais
O secretário municipal de Educação de Rio Verde e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação em Goiás (Undime/GO), Miguel Rodrigues, representou o prefeito Paulo Faria durante o encontro. O município obteve resultado de 86% na alfabetização dos alunos da rede municipal. Para ele o programa deu um significado maior para as escolas fazerem melhor o seu papel na educação das crianças.
“Todo esse movimento que a secretária da Educação, Fátima Gavioli, levou aos municípios, mostrou o caminho onde nós estávamos e a reunião, hoje, é exatamente para mostrar onde nós estamos agora, para que possamos avançar cada vez mais. Cada grupo de municípios está em um nível de Alfabetização e o objetivo de todos é melhorar. Essa é a grande motivação da Alfabetização”, declarou Miguel.
Graciele Marta é prefeita de Campo Limpo de Goiás e participou do encontro de prefeitos e secretários. Para ela, o programa AlfaMais é muito importante para os municípios pequenos, que, muitas vezes, não têm tanto recurso para a etapa da Alfabetização em seu período inicial.
“Assim que eu assumi a prefeitura, veio esse projeto do Alfa Mais para os municípios, então a nossa cidade, na questão da Alfabetização era bem atrasada e nós conseguimos com o apoio do programa chegar ao nível 5. Então, foi uma evolução muito grande e muito importante para nossa cidade”, celebrou a prefeita. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)