Governo de Goiás capacita lideranças das coordenações regionais de educação em primeira edição do Programa Lampiar

Formação é uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Ensina Brasil visando o aprimoramento de coordenadores regionais e assessores pedagógicos no exercício de suas funções

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), e a Organização Ensina Brasil, promoveu nos dias 24 e 25 de setembro, o primeiro encontro formativo do Programa Lampiar.

O evento, realizado na sala de planejamento e integração da Seduc/GO, reuniu coordenadores regionais de Educação e assessores pedagógicos com o objetivo de fortalecê-los em sua liderança no exercício de suas funções e alcance de resultados esperados para a rede pública estadual de ensino de Goiás.

A formação seguiu uma abordagem dinâmica, incentivando os participantes a realizarem atividades práticas em grupo ao longo de todo o encontro. Também foram disponibilizadas apostilas com os principais tópicos para o desenvolvimento da liderança eficaz, sendo: escuta ativa e comunicação não violenta, motivação de indivíduos e equipes, diagnóstico de problema e visão para o futuro e prototipação.

A diretora de Política Educacional da Seduc/GO, Patrícia Coutinho, disse que a criação de uma formação específica voltada para as lideranças da rede estadual de ensino surgiu a partir da demanda dos próprios coordenadores regionais, que expressaram a necessidade por capacitações.

“Antes fazíamos apenas reuniões informativas onde eles recebiam orientações sobre os nossos programas, as políticas, ações e estratégias. Com os pedidos por formação,  percebemos o quanto um treinamento sobre liderança no contexto educacional impacta na geração de um ambiente escolar mais eficiente”, disse a diretora.

Mentalidades transformadoras

Em dois dias de imersão, os participantes foram apresentados a cinco temas voltados para seu
papel como agentes de mudança: mentalidade sonhadora e visionária; e de
crescimento; liderança coletiva; protagonismo; e valorização do contexto e da
diversidade.

Gerente de novas frentes do Instituto Ensina Brasil, Lorena Alvarez, explicou como essas
mentalidades podem influenciar o desempenho dos profissionais, destacando que o
conceito de liderança transcende um cargo. “A liderança está muito mais ligada
a uma atitude mental, à capacidade de visualizar algo diferente e guiar as
pessoas nesse caminho. Nós sempre podemos nos aprimorar, buscando uma liderança
que realmente engaje com as pessoas”, destacou.

Líderes como pontos de luz

O nome do programa, Lampiar, simboliza o papel de cada profissional da Educação como ponto de luz capaz de irradiar conhecimento e clareza dentro em sua regional, impactando diretamente suas equipes e, consequentemente, os professores. Alvarez destacou a importância de que as trocas de experiência e o conhecimento adquirido durante o encontro sejam implementados no cotidiano escolar. “Cada um tem o potencial de ser esse ponto de luz, guiando suas equipes e sendo exemplo de liderança”, afirmou.

Walkyria Helena é coordenadora regional de Educação de Morrinhos desde 2019. Para ela, o programa iluminou aspectos sensíveis que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia, como os sentimentos, dúvidas e inquietações dos profissionais. “Trabalhamos com obras, mas somos pessoas, e temos sentimentos. O que ficou claro para mim é que todos, de sua própria maneira, querem acertar. Podemos buscar soluções diferentes, mas com o objetivo comum de garantir a proficiência e o aprendizado dos nossos alunos”, concluiu. (Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira)



 



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