Governo de Goiás inaugura mais uma escola no entorno de Brasília

Colégio Estadual Hélio Roriz, do distrito do Jardim Ingá II, em Luziânia, foi inaugurado nesta sexta-feira (07/06) e é a primeira unidade escolar do município a receber uma Sala Multissensorial 6D

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc;GO), realizou, na manhã desta sexta-feira (07/06), a inauguração do Colégio Estadual Hélio Roriz, localizado no distrito do Jardim Ingá II, em Luziânia. Para a construção da nova escola, foram investidos R$ 8 milhões.

Construída no modelo Padrão Século XXI, a nova escola conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta com piso modular, laboratórios de Informática e Ciências, auditório, Biblioteca, área para convivência, pátio coberto, cozinha com refeitório, além de uma sala multissensorial e disciplinar. Com capacidade para atender até 1.200 estudantes, a unidade escolar, que está funcionando desde o mês de fevereiro, já tem cerca de 800 estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

De acordo com o vice-governador Daniel Vilela, que representou na solenidade o governador Ronaldo Caiado, a unidade escolar é um ganho para o Estado e, especialmente, para a população do Jardim Ingá II. “O Governo de Goiás está dando visibilidade para essa região do entorno de Brasília, já que vem promovendo investimentos que são importantes para o desenvolvimento desse município. E a Educação é um deles,” afirma Daniel.

Outra realidade

Segundo a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a escola foi construída rapidamente para atender à demanda de estudantes da região, que é muito grande.  “Estamos lutando desde 2019 para a entrega desse colégio. Quando o atual governo estadual assumiu a gestão, não tínhamos uma valorização nessa região do entorno, então esse momento de hoje é um motivo de alegria, porque estamos entregando mais uma escola em Luziânia,” explica Gavioli.

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ângella Vitória, a construção da escola é motivo de muita alegria e comemoração. “Eu vejo que é mais oportunidade, é um recomeço. Novos colegas e novos professores, em uma nova estrutura,” afirma Ângella. Segundo ela, os laboratórios também vão trazer grandes benefícios para a aprendizagem: “Acho que com as salas de laboratórios, nós teremos aulas diferenciadas e dinâmicas, e com certeza isso incentiva os alunos,” conta a jovem.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o vice-governador, Daniel Vilela; o deputado Federal, Célio Silveira; a secretária de Educação, Fátima Gavioli; o deputado estadual, Wilde Cambão, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto; vereadores e autoridades. Marcaram presença, também, a comunidade escolar e os familiares do homenageado Dr. Hélio Roriz, que dá nome à escola.

Tecnologia para a inclusão

Por ser construída no Padrão Século XXI, o Colégio Estadual Hélio Roriz recebeu grandes investimentos e melhorias na sua estrutura, que inclui, por exemplo, o piso modular da quadra poliesportiva. Além disso, a unidade escolar ganhou, também, a implantação da Sala Multissensorial e disciplinar 6D, o que a classificada como a décima escola do Estado de Goiás e a primeira do município de Luziânia a contar com o ambiente educacional.

Até o momento, a sala vai atender 23 estudantes com deficiências diversas. Entretando, a gestora Margareth da Silva afirmou que pretende expandir a quantidade de alunos matriculados, dada a importância do material para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos jovens.

A Sala Multissensorial 6D é um centro de estimulação, que objetiva instrumentalizar e integrar os diversos tipos de estímulos sensoriais, cognitivos e motores no contexto pedagógico. A estimulação multidisciplinar funciona como um software exclusivo, que possibilita o planejamento de conteúdos e atividades mais elaboradas, com o foco terapêutico e educacional.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo