Governo de Goiás inaugura escola de tempo integral aguardada há 13 anos em Aparecida de Goiânia

Cepi Sebastião Lemes Viana, localizado no setor Residencial Cândido de Queiroz, é a primeira unidade escolar de tempo integral da região

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação  (Seduc/GO), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (02/05), o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Sebastião Lemes Viana, no município de Aparecida de Goiânia. Foram 13 anos esperando a construção da unidade escolar, que é, também, a primeira escola de tempo integral do setor Residencial Cândido de Queiroz.

A escola, que está funcionando desde o início do ano letivo, já conta com quase 300 estudantes, mas tem capacidade para atender até 900. Construída no estilo Padrão Século XXI, a unidade escolar possui 12 salas de aula, bloco administrativo, auditório, Biblioteca, laboratório de Informática, cozinha com refeitório, quadra poliesportiva coberta, acessibilidade e central de combate a incêndio. Na construção, foram investidos cerca de R$ 6,2 milhões.

Para o governador Ronaldo Caiado, este é um marco muito grande para Goiás. “Esse colégio foi prometido exatamente no ano de 2011 e nós estamos em 2024. Então foram anos de luta para que vocês pudessem, finalmente, estudar aqui,” afirmou. Caiado ainda explicou que muita coisa precisa ser feita, mas enfatizou que é preciso continuar trabalhando para que as crianças estudem em locais com condições dignas.   

A estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Maria Eduarda, foi uma das pessoas que comemoraram a conclusão da escola. Segundo ela, o Cepi Sebastião Lemes Viana ficou mais próximo da sua casa e, além disso, estudar o dia todo também está sendo uma boa experiência. “É diferente, porque eu nunca estudei em tempo integral e tem aulas que eu estou tendo pela primeira vez. Iniciação científica, por exemplo, estou adorando,” conta Maria Eduarda.

De acordo com a coordenadora regional de Educação de Aparecida, Núbia Farias, construir a escola foi um ganho imenso para os pais, familiares, estudantes e toda a comunidade do bairro. “Aqui não tinha escola integral, essa é a primeira. Então os alunos estudam, almoçam e lancham, ou seja, a escola também serve como um instrumento de proteção social, já que boa parte do tempo elas estão aqui.”

Na cerimônia também estiveram presentes, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano; o ex-prefeito do município, Gustavo Mendanha; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel; a secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena Bezerra, representando a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; a equipe da Seduc/GO, autoridades e a comunidade em geral.

Construindo uma Educação de qualidade

“Garantir uma Educação de qualidade vai muito além do que se imagina, é importante que o ambiente escolar esteja com uma estrutura adequada, com profissionais qualificados e valorizados, com incentivos e instrumentos necessários para poder transformar a sociedade”. É assim que a professora do Cepi Sebastião Lemes Viana, Léia Modesto, enxerga.

Ela, que também estudou em escolas da rede pública estadual, contou que, na sua época as coisas eram muito diferentes. Segundo ela, as unidades escolares eram construídas com paredes de placa, com estruturas comprometidas, sem quadras de esportes, refeitórios e nada do que os estudantes goianos têm hoje em dia. 

De acordo com ela, graças aos investimentos do atual governo, a rede pública consegue ofertar uma Educação de excelência. “Hoje temos profissionais qualificados, com salários que foram atualizados e equiparados. Nós temos boa estrutura, escolas com salas arejadas, quadras de esportes e até mesmo bibliotecas. Os nossos alunos recebem materiais completos. Nós temos, realmente, um ambiente favorável para que aconteça de fato a Educação de qualidade,” ressaltou a professora. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo