Governo de Goiás inaugura Colégio Estadual Cora Coralina, em Águas Lindas

Obra havia sido iniciada em 2013, foi paralisada e retomada somente no ano passado. Investimento total foi de R$ 2,5 milhões

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, na última sexta-feira (13), o novo prédio do Colégio Estadual Cora Coralina, em Águas Lindas de Goiás. Construída em padrão arquitetônico Padrão Século 21 e com um investimento de R$ 2,5 milhões, a unidade era aguardada pela comunidade escolar desde 2013. 

Em visita ao novo prédio, o governador ressaltou que os anos de espera fizeram com que gerações de águas-lindenses concluíssem a Educação Básica sem que a escola estivesse concluída. Ressaltando o seu compromisso em entregar as obras de antigas gestões que estavam paralisadas, Caiado anunciou a inauguração de outras duas escolas até o final de junho. 

“Não tem nada que faz com que a gente arrepie mais, a gente se motive mais do que ver os alunos me recebendo na porta da escola, uniformizados, com uma sala de aula digna, com laboratórios de Física, Química e Biologia, laboratório de Informática, salas climatizadas e professores de excelente padrão dando a melhor Educação para as nossas crianças. Isso é o futuro e é isso que nós esperamos”, afirmou o governador. 

Além do governador, estiveram presentes na cerimônia de inauguração do Colégio Estadual Cora Coralina o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Dr. Lucas Antonietti; os deputados federais Delegado Waldir e José Nelto; o deputado estadual Wilde Cambão; os coordenadores regionais de Educação de Águas Lindas, Francisco Wagner; de Novo Gama, Carla Moreno; e de Planaltina, Dinalva Cantallops; vereadores, professores e estudantes. 

Do prédio alugado à sede própria

Citando a música A Casa, de Vinicius de Morais, a gestora do Colégio Estadual Cora Coralina, Dione Rouzares da Costa, lembrou como foram os anos de aguardo até a finalização do novo prédio. 

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. A maioria das pessoas já ouviu essa história e era assim a nossa escola. Não havia quadra de esportes, nem Biblioteca. Quando chuviscava, alagava a sala dos professores de tanta goteira que havia. Um ambiente sombrio, feio, sem estrutura para que fosse uma escola”, relatou Dione durante a cerimônia de inauguração da nova sede. 

A escola descrita pela gestora funcionava de forma provisória, em um prédio alugado. O espaço tinha apenas sete salas de aula e não contava com Biblioteca e nem quadra esportiva. “Eles (alunos) jogavam, treinavam para os jogos na pista em frente à escola. Hoje o sonho deles está realizado. E está realizado também com os laboratórios, mas o esporte chama muita atenção. O espaço físico é muito grande, mas é um sonho ainda mais imenso que a gente não tinha nem como mensurar”.

No novo prédio, além da quadra esportiva coberta, os alunos contam com 12 salas de aula, bloco administrativo, Biblioteca, laboratórios, cozinha com refeitório, pátio multiuso coberto, vestiários e estacionamento interno. 

A comunidade escolar

 “A esperança muitas vezes se misturava com tristeza e apatia. ‘Diretora, eu entrei aqui no 6º ano e já estou terminando a 3ª série do Ensino Médio e a escola nada’, era o que ouvia”, descreveu Dione Rouzares sobre sua experiência à frente da direção do Cora Coralina. 

Para ela, a mudança para o novo local já está mudando a relação da comunidade escolar com a escola. “Muda completamente tudo. Começa a dar motivação para os alunos. os olhos deles têm brilhado e eu tenho visto isso. Muda a questão da autoestima do servidor, do professor. O aluno se sente presenteado”, enfatiza. 

Os pais de alunos, que vivenciaram o período de espera, também celebram a mudança para a sede própria. De acordo com eles, aliado a entrega de benefícios e de equipamentos, a unidade está se tornando uma das melhores da região.
“A escola ficou excelente. Para elas, que estudavam praticamente numa residência, vir para cá é um sonho realizado”, celebra Joelma Silva Santos, mãe da jovem Talita Santos Pedrino, do 6º ano do Ensino Fundamental. 

Entregas anteriores

Essa é a segunda escola padrão arquitetônico Século 21 que o Governo de Goiás entrega em Águas Lindas de Goiás. Em agosto do ano passado, o governador Ronaldo Caiado inaugurou o Colégio Estadual Rocha Leal, que atende a região do Jardim Guaíra I

Assim como o Colégio Estadual Cora Coralina, as obras do Rocha Leal estavam paralisadas e só foram concluídas na atual gestão. Após inaugurado, o colégio passou a atender em tempo integral e passou a se chamar Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Rocha Leal. 

Para o professor de História Ipojucan Araújo, que iniciou sua carreira no Colégio Estadual Cora Coralina e hoje atua no CEPI Rocha Leal, ver ambas as obras concluídas é uma satisfação. “Ver essa escola desse tamanho, ver isso aqui é um sonho realizado. É muito bom e essa comunidade merece”, conclui.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo