Governador Ronaldo Caiado lança programa Conectividade Móvel, em Caldas Novas
Iniciativa garante entrega de tablets e chips de acesso à internet para estudantes e professores das redes estadual e municipais, cadastrados no CadÚnico
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), lançou nesta quarta-feira (31/05), em Caldas Novas, o programa Conectividade Móvel. A iniciativa vai contemplar professores e estudantes das redes estadual e municipais, que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O programa foi lançado hoje pelo governador Ronaldo Caiado durante o XII Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime/GO), que está sendo realizado em Caldas Novas.
Na oportunidade, Caiado entregou 1.931 chips e 140 tablets aos secretários municipais de Educação de Morrinhos, Caldas Novas e Rio Verde. Segundo a Superintendência de Tecnologia da Seduc/GO, dentro de 60 dias, 410 mil chips e 28 mil tablets já estarão sendo distribuídos às escolas pelas Coordenações Regionais de Educação (CRE).
Parceria com os municípios
Um investimento de R$ 83 milhões foi utilizado para a implantação do programa Conectividade Móvel, que visa proporcionar a inclusão digital aos estudantes da rede pública. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
Durante o evento, a secretária Fátima Gavioli explicou que a verba foi destinada prioritariamente aos municípios goianos, já que a rede estadual já conta com laboratórios móveis de tecnologia. “Após a entrega nos municípios, atenderemos as demandas da rede estadual”, completou.
O governador Ronaldo Caiado destacou ser muito importante a parceria entre Estado e municípios, pois, assim, os estudantes poderão avançar na educação. “Não existe competição entre as redes estadual e municipais. Muito pelo contrário. Precisamos estar de mãos dadas para dar condições aos alunos de aprenderem cada vez mais”, destacou ele.
Conectividade para estudos
De acordo com o superintendente de Tecnologia da Seduc/Go, Bruno Marques, a falta da conectividade é uma realidade nacional. ”Este programa é muito importante não só pelo benefício que ele traz, mas porque possibilita que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, tenham acesso às inovações tecnológicas”, afirmou.
Além do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação, Fátima Gavioli, o evento contou com as presenças do prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra; desecretários municipais dos 246 municípios goianos; gerentes e superintendentes da Seduc/GO, e representantes do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), União dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás (Uncme/ GO) e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb/GO), entre outros.