”Goiás está fortalecendo as práticas da Educação Inclusiva” destaca especialista durante Encontro com Mediadores da Inclusão
Especialista em Educação Inclusiva e professor da Universidade de Lisboa, David Rodrigues, fez palestra em evento com mediadores da rede estadual de ensino
‘Uma escola para todos’ foi o assunto abordado pelo especialista, professor na Universidade de Lisboa (ULisboa) e conselheiro no Conselho Nacional de Educação de Portugal, David Rodrigues, no primeiro dia do Encontro com Mediadores da Inclusão de 2024. Com a palestra ‘Educação Inclusiva: a urgência de uma realidade’, David trouxe referências acerca da inclusão no âmbito escolar em Goiás, no Brasil e afora.
O palestrante falou sobre os conceitos da inclusão, as formas de atendimento para os estudantes com deficiência da rede pública estadual e destacou as principais ações que podem contribuir com o atendimento educacional especializado de forma assertiva.
Uma das ações é a formação continuada dos professores e, segundo David, o impacto de garantir a capacitação e a especialização destes profissionais é grande. “Reforçar a capacidade das pessoas é também reforçar a capacidade da escola”, declarou. O palestrante destacou o trabalho em Goiás. “A inclusão é um processo que, certamente, tem altos e baixos, mas acredito que Goiás está no caminho certo,” afirmou.
Novo Plano Educacional Individualizado
Ainda no Encontro com Mediadores da Inclusão, foi lançado o novo modelo do Plano Educacional Individualizado (PEI) para a rede estadual de Educação de Goiás. Esta é a primeira vez que o PEI está sendo implantando no Estado e segundo o gerente de Educação Especial, Weberson de Oliveira, o PEI será um documento essencial para a elaboração do plano de aula do estudante com deficiência.
Para a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Colégio Estadual Jardim Balneário Meio Ponte, de Goiânia, Aline Guerra, o plano está chegando para “melhorar os atendimentos e nos melhorar, enquanto profissionais”. Ela, que trabalha em uma unidade escolar polo em AEE, atualmente atende cerca de 30 alunos.
De acordo com o especialista David Rodrigues, o PEI será um instrumento de grande utilidade. “Precisamos entender, sobretudo, que individualizar não quer dizer que seja individual. Um plano individualizado significa ter um olhar específico para as dificuldades de cada aluno, e isso faz parte do processo de inclusão nas escolas,” destaca.
Sobre o encontro
O Encontro com Mediadores da Inclusão, realizado na última quinta (29/02) e sexta-feira (1°/03), foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Superintendência de Atenção Especializada, e reuniu os mediadores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores de escolas especiais, estudantes e professores de núcleos especializados. (Texto: Isadora Ribeiro / Fotos: Alexandra Rita)