Gestores de Cepis participam, em Pirenópolis, de última formação de 2022 

Encontro reuniu diretores das 258 escolas em tempo integral da rede pública estadual. A programação incluiu socialização de práticas de gestão assertivas e análise dos desafios para o próximo ano letivo 

O 3º Encontro de Gestores dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual contou com a participação de 258 diretores e dos 40 coordenadores regionais de Educação. O evento foi realizado na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, nesta segunda e terça-feira (5 e 6/12).  

O encontro foi oficialmente aberto pela superintendente de Educação em Tempo Integral da Seduc Goiás, Márcia Rocha Antunes, que destacou a importância do modelo que tem como meta proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes nas áreas intelectual, física, emocional, social e cultural. 

Márcia Rocha também fez um apanhado da evolução da proposta do ensino de tempo integral em Goiás. "Nós começamos com muita insegurança, mas aos poucos fomos encontrando o caminho e hoje já temos um modelo consolidado e que serve como referência para outros Estados", concluiu. 

A superintendente também ressaltou o apoio fundamental recebido de parceiros como Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). A programação da segunda-feira (5/12) foi encerrada com uma homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás a todos os gestores dos Cepis da rede estadual de educação. 

Socialização de práticas exitosas 

Na terça-feira (6/12) foram apresentados relatos de quatro práticas de gestão consideradas assertivas pela Superintendência de Educação em Tempo Integral da Seduc Goiás. A seleção foi feita a partir de inscrições feitas pelos próprios gestores, de acordo com critérios definidos em edital, de acordo com Márcia Rocha Antunes. As experiências de sucesso socializadas vieram dos Cepis João Honorato, na cidade de São Domingos (CRE de Posse); Antônio Carlos Paniago, em Mineiros (CRE de Mineiros); Pedro Gomes, em Goiânia (CRE de Goiânia); e Professora Izabel Cristina de Sousa Ortiz, em Formosa (CRE de Formosa). 

Para Márcia Antunes Rocha, as práticas exitosas desenvolvidas pela rede pública estadual "se propõem a levar os alunos a ocuparem o seu lugar de direito no ensino superior". 

O último encontro de gestores de Cepis de 2022 também contou em sua programação com a palestra "A Importância do Gestor como Liderança", apresentada pela professora Maria Lucielle Silva Laurentino, que atualmente é prefeita do município de Bezerros, em Pernambuco. De família extremamente humilde, Lucielle frisou a importância da educação em tempo integral para transformar a vida de crianças e jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Formada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Engenharia e Conservação de Uso Sustentável de Sistemas Florestais pela Universidade de Valladolid, na Espanha, ela se tornou uma importante referência no país como articuladora de ações com jovens nas áreas de protagonismo, atuação social e liderança. 

A programação do encontro foi encerrada pela superintendente de Educação em Tempo Integral da Seduc Goiás, que fez uma análise acerca dos pontos de atenção para o ano letivo de 2023 e sobre o apel dos gestores escolares frente a esses desafios, além de uma pactuação para o alcance das metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o próximo ano. 

 

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