Gerência de Mediação Tecnológica promove formação para professores presenciais e supervisores do programa GoiásTec
Encontro formativo está sendo realizado durante esta semana com a proposta de trocar experiências e apresentar as boas práticas pedagógicas em desenvolvimento no Estado
Professores presenciais de Ensino Fundamental e Médio e supervisores do Ensino Médio do programa GoiásTec de Mediação Tecnológica participam esta semana, em Goiânia, da IV Formação Presencial do Ensino Mediado de 2024.
O encontro teve início nesta segunda-feira, (28/10), e prossegue até a próxima quinta-feira, (31/10), no San Marino Hotel, sob a coordenação da Gerência de Mediação Tecnológica do Centro de Mídias GoiásTec.
Estão representadas no evento 37 Coordenações Regionais de Educação. Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro participa da formação nos dias 28 e 29 e o segundo, nos dias 30 e 31.
Denise Bueno, gerente de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), explica que a qualificação tem como objetivo promover a troca de experiências, além de apresentar as boas práticas executadas nos municípios onde o programa é realizado.
Programação
Na parte da manhã, professores e supervisores fazem uma visita ao Centro de Mídias, no Setor Aeroporto. É de lá que são transmitidas diariamente as aulas para todas as turmas do programa GoiásTec.
No período vespertino, os profissionais participam de painéis e oficinas. Entre os temas abordados estão as Boas Práticas Culturais da Diversidade do Ensino Mediado; Ensino Mediado GoiasTec – O Perfil dos Profissionais Diante dos Desafios; Gestão de Sala de Aula e de Avaliação Externa: dos Documentos para a Prática em Sala de Aula e A Gestão da Aprendizagem em Sala de Aula na Mediação Utilizando a Tecnologia como Ferramenta e os Chromebooks com os Estudantes.
Regionais
O grupo 1 é formado pelas Regionais de São Miguel do Araguaia, Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Goianésia, Ceres, Itapaci, Rubiataba, Catalão, Pires do Rio, Iporá, Piranhas, São Luís dos Montes Belos, Anápolis, Jussara, Goiás, Itapuranga, Itaberaí, Trindade e Palmeiras de Goiás.
Já o grupo 2 é representado pelas Regionais de Posse, Campos Belos, Novo Gama, Formosa, Planaltina de Goiás, Águas Lindas, Luziânia, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Itumbiara, Piracanjuba, Morrinhos, Silvânia e Aparecida de Goiânia.
Ensino mediado por tecnologia
Criado em 2020, o programa GoiásTec surgiu com a proposta de ampliar as oportunidades para que os jovens da zona rural ou de áreas mais remotas pudessem concluir a Educação Básica. Outro objetivo é suprir o déficit de professores nessas localidades em áreas mais específicas, como Matemática, Física, Química e Biologia. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)