Faego 2024: Festival tem início nesta terça-feira (08) com prática de conjunto, ensino coletivo de teclado e cordas

Programação passeia por atrações de música, dança, teatro e artes visuais no auditório da Seduc/GO, no Instituto Federal de Goiás e no Goiânia Arena
 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promove, a partir desta terça-feira (08/10), a fase estadual do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024. A ação seguirá nos dias 09, 18, 19, 20 e 23 de outubro, com a programação organizada nos espaços: Auditório da Seduc/GO, Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Ginásio Poliesportivo Goiânia Arena.

Mais de cinco mil estudantes, de 59 escolas públicas estaduais, de 15 coordenações regionais de Educação (CREs) farão apresentações em diferentes modalidades artísticas da música (bandas e fanfarras, violão, teclado, cordas e coral), dança, teatro e artes visuais.

O festival visa estimular e valorizar a produção cultural escolar da rede pública estadual de Educação de Goiás.  O Faego é resultado do projeto Arte Educa, da Seduc/GO, implementado via Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação/Gerência de Arte e Educação e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

Celebração

O Faego é composto de três fases: a intermunicipal, a regional e a estadual. Além de ter a experiência de se apresentarem nos palcos, os grupos serão agraciados com troféus e medalhas. Para a gerente de Arte Educação da Seduc/GO, Luz Marina Alcântara, o festival é uma celebração que promove a aprendizagem e onde os estudantes interagem entre si mostrando e apreciando seus trabalhos.

“Eles podem inspirar uns aos outros e aprimorar as práticas artísticas. Muitos saem de uma escola e depois seguem carreira em áreas da arte (música, dança, teatro, artes visuais). Então, é um projeto singular que contribui para o processo de ensino e aprendizagem e importante para a Secretaria e para o Governo de Goiás por fortalecer a formação dos estudantes para a vida, explica a gerente da Seduc/GO.

Cronograma Faego 2024

O Festival Arte Educativo de Goiás 2024 é composto por seis diferentes eventos, sendo:

Faego: Prática de Conjunto, Ensino Coletivo de Teclado e Cordas

Esse evento ocorre nesta terça-feira (08/10), das 13h às 17h, e será realizado no auditório da Seduc/GO. A programação reúne 150 estudantes, de nove unidades escolares, de quatro diferentes CREs.

Faego: Canto Coral

Também no auditório da Seduc/GO, o evento ocorrerá no dia (09/10), às 10h30. A programação reúne 92 estudantes, de três unidades escolares, de duas CREs.

Faego: Ensino Coletivo de Violão

Na sequência, se apresentarão os grupos de violão. A realização será na quarta-feira, (09/10), a partir das 13h, também na Seduc/GO. Estão envolvidos, nessa fase do projeto, 270 estudantes, de 14 escolas estaduais, de sete diferentes CREs.

Faego: Mostra Artística de Dança, Teatro e Artes Visuais

A Mostra Artística de Dança, Teatro e Artes Visuais ocorre no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 14h, no teatro do IFG/Campus Goiânia. Serão 11 produções artísticas nas linguagens de Artes Visuais, Dança e Teatro. Além da apresentação no Teatro, estudantes e docentes também irão participar de oficinas, rodas de conversas com artistas goianos e ensaio orientado. 

Faego: Bandas e Fanfarras

O Ginásio Goiânia Arena será palco do Faego Bandas e Fanfarras. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, a partir das 9h. As apresentações serão abertas ao público, com entrada gratuita.

Nesta edição de 2024, esta modalidade de música instrumental reúne 165 bandas, de 165 unidades escolares,  de 37 CREs, envolvendo 9.800 estudantes da rede pública estadual.

Festival da Canção

Em sua 3ª edição, o evento ocorre no dia 23 de outubro, no Auditório da Seduc/GO, finalizando a edição do Faego 2024. Devem se apresentar 21 estudantes, de 20 unidades escolares, de 13 CREs. Os estudantes serão acompanhados pela banda do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Seduc/GO.  

O Festival da Canção busca promover a formação de plateia e a vivência cultural, artística e social dos estudantes. “É uma oportunidade de ensinar música vocal a partir de técnicas de canto, no formato de masterclass, de orientar na escolha de repertórios e de despertar o interesse pela música nas escolas”, explica Bianca Almeida, coordenadora do Festival da Canção. (Texto: Camila Mascarenhas/ Foto: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo