Exposição coroa o centenário de Confaloni e pode render novos frutos

No vernissage da grande mostra sediada pelo MAC/CCON, Raquel Teixeira empenha apoio à criação de um museu dedicado a Confaloni

 

Uma homenagem à altura do talento e da importância do artista. Assim pode ser definida a exposição ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras, que o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) lançou nesta sexta-feira, 8/12.

Na abertura do evento, representando o governador do Estado, Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira frisou que a realização da mostra, com cerca de 300 obras e objetos pessoais de Frei Nazareno Confaloni (1917-1977), é um momento histórico para as artes e a cultura goianas.

Ela mostrou apoio à proposta de criação de um museu dedicado à obra do artista na cidade de Goiás (futuramente, também em Goiânia) e garantiu empenho para tornar sua vida e obra mais conhecidas. “Vamos mostrar Confaloni para Goiás, o Brasil e o mundo”, afirmou.

Reconhecido internacionalmente, o artista plástico Siron Franco se disse feliz por saber que o Estado está colocando Confaloni no lugar que merece. Siron, que teve seu trabalho influenciado pelo mestre nascido na Itália, ressaltou que Confaloni era um artista com preocupação social.

Além de Raquel e Siron, prestigiaram o vernissage o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Wolmir Amado, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), Lisandro Nogueira, a coordenadora do MAC, Márcia Pires, o secretário de Cultura de Goiânia, Kleber Adorno, artistas plásticos, curadores, pesquisadores, colecionadores, jornalistas e gestores públicos. Entre os convidados estavam também familiares de Confaloni vindos da Itália, como a sobrinha Rossella Orsini.

 

Visitação

Neste sábado (9/12), o MAC abre a exposição ao público. A programação especial começa às 9h30, com café da manhã, e prevê uma roda de conversa com Rossella Orsini, sobrinha de Confaloni. A entrada é franca.

ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras fica em cartaz no MAC até 25 de fevereiro de 2018. A iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O Museu de Arte Contemporânea  integra o complexo do CCON, e ambos são unidades da Seduce. O espaço cultural funciona de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.

Mais informações: (62) 3201-4923.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo