Expo Favela 2024: Fátima Gavioli apresenta dados de queda de evasão escolar na rede estadual de ensino
Evento que ocorre nos dias 28 e 29 de junho, em Goiânia, conta com apresentações, shows e painéis de debates temáticos. Um deles é sobre a Educação pública
O Programa Bolsa Estudo e a Busca Ativa Acolher para Permanecer são algumas das ações do Governo de Goiás que contribuíram para a queda da evasão escolar na rede pública estadual de Educação, entre 2019 e 2024. Os dados foram apresentados pela secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, nesta sexta-feira (28/06), na Expo Favela Innovation Goiás 2024.
Convidada para palestrar nesta edição do evento, promovido em Goiânia, Gavioli participou do painel temático “Incentivo à Permanência Escolar: Estratégias para reduzir a evasão escolar em territórios de baixa renda”. Segundo ela, a permanência escolar aumentou significativamente desde a implantação de diversas ações na rede pública estadual de ensino, entre elas o recebimento do cartão e a política de acompanhamento do estudante.
De acordo com os dados, entre 2019 e 2024, o Ensino Médio na rede estadual apresentou uma queda de mais de 10 pontos na evasão escolar, saindo de 16,4% para 5,2% neste ano. Já no Ensino Fundamental, também é possível perceber a diferença nos resultados pela ação Busca Ativa, tendo em vista que o Programa Bolsa Estudo foi implantado para as turmas de 9º ano no início de 2024.
Além disso, a secretária também citou os investimentos que o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), tem realizado para toda a rede, tais como a entrega de uniformes e kits de materiais escolares, a alimentação escolar, as melhorias nas estruturas das escolas, os Chromebooks e outros equipamentos tecnológicos. Tudo isso tem colaborado, também, para a garantia do acesso e a permanência do aluno nas escolas.
Sobre a Expo Favela Innovation
A Expo Favela Innovation Goiás é promovida pela Central Única das Favelas (Cufa) e recebe o apoio do Governo de Goiás e de organizações incentivadores do projeto. Considerada a maior feira da América Latina de empreendedores e negociadores das periferias brasileiras, o evento conta com shows, apresentações artísticas e painéis de debates com temáticas diversas, para apresentar toda a identidade dos territórios nacionais.
Nesta edição, o evento ocorre nos dias 28 e 29 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia. A expectativa é receber, nos dois dias, mais de 20 mil pessoas, sendo autoridades, investidores, empresários, artistas, jornalistas e o público em geral que se interessa pelas manifestações culturais da iniciativa. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Solimar de Oliveira)