Ética e Carreira: estudantes de Cepi em Jataí desenvolvem eletiva para pensar futuro profissional
Disciplina buscou apresentar opções de carreiras futuras através de uma abordagem teórica e prática, com a presença de convidados de diversas áreas de atuação
Nem só de foco nos conteúdos que caem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vive um aluno de 3ª série do Ensino Médio. A fase final do período escolar é um momento de escolhas decisivas e, por vezes, angustiantes, envolvendo carreira e área de atuação. Porém, para os alunos de 3ª séries do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Serafim de Carvalho, em Jataí, esse tema tem sido tratado de forma didática e atenciosa.
Isso, devido ao desenvolvimento da eletiva “Ética e Carreira” no primeiro semestre letivo na unidade. Esta é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc/GO), em parceria com o a Junior Achievement Goiás (JA Goiás). A instituição atua selecionando escolas da rede pública estadual para desenvolver disciplinas voltadas à inovação e tecnologia.
Atenção à realidade dos alunos
“Esse é um ano de muita responsabilidade, ano em que decidimos o futuro de nossas vidas, e a eletiva ajudou bastante na questão de definir metas e um foco na vida profissional”, é o que afirma o estudante Paulo Felipe Freitas, de 17 anos. O aluno sonha cursar Engenharia Agronômica e pôde, através da eletiva, ter certeza de que esta é a área em que mais se encaixa.
Assim como Paulo, a aluna Andressa Sales Santos, de 17 anos, também chegou a conclusões importantes sobre qual curso deseja fazer no Ensino Superior. “Eu já estava querendo fazer Educação Física, mas com o auxílio da eletiva, pôde parecer que realmente é o que eu quero!”, afirma.
Engrandecimento da experiência escolar
A professora Elenicy Pazzinatto, conta que ministrar a eletiva para as duas turmas de 3ª série foi um desafio, no início, mas que logo se surpreendeu com os bons frutos da disciplina. “Foi uma eletiva maravilhosa, porque ela abordou Física, Matemática, tecnologia, Química e especialmente a ciência, valorizando o poder da ciência, apesar de ter sido um pouco desafiadora para mim, por eu ser da área de História e Linguagens”, conta.
Mesmo com o desafio de ter que abordar diferentes áreas do conhecimento, Elenicy afirma que a experiência em ministrar essa disciplina se mostrou muito gratificante e enriquecedora, não só para ela, mas também para os estudantes.
“Eu procurei mostrar para eles (estudantes) que a Matemática está no dia a dia, que tudo envolve a Matemática. Também utilizei uma metodologia em que pude trabalhar metade da aula com teoria e a outra metade com prática. E, na parte da teoria, nós tivemos vários convidados, matemáticos, uma policial da Polícia Rodoviária Federal, convidados que trabalham com tecnologia, dentre outros. Tivemos vários alunos que mudaram a visão em relação a essas áreas, e isso foi um processo muito bonito”, conta, orgulhosa.
No tópico Ética, a professora desenvolveu jogos e atividades de reflexão para uma melhor compreensão do que vem a ser o conceito. “Essas atividades foram essenciais para que os estudantes entendam que a Ética está em todo lugar. Sempre devemos ter uma postura ética”, afirma.
“O que mais me chamou a atenção é que a gente falava tanto sobre Ética, mas, na verdade, tinha uma lacuna muito grande no entendimento deles, principalmente no contexto de Ética Política e Profissional. E eles tinham uma dificuldade de entender e diferenciar essas aplicações. Confundiam muito com Moral. Então, foi outro ganho também”.
(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO)